Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

Alterações na língua podem ser indicativos de problemas de saúde?

Se você está observando alguma alteração na língua, como a cor ou a textura, fique atento, pois é um indicativo de que a sua saúde precisa de mais atenção.

Você sabia que a língua é um órgão importante no corpo humano que pode refletir a condição geral de saúde de uma pessoa? Por isso, em casos de alterações é importante manter atenção. 

Alterações na língua e possíveis problemas 

1. Língua branca: Pode indicar uma infecção fúngica oral, também conhecida como candidíase oral. Também pode ser um sinal de uma doença inflamatória intestinal ou até uma infecção respiratória.

2. Língua vermelha: Pode ser um indício de deficiência de vitaminas ou anemia.

3. Língua dolorida ou inflamada: É possível que seja uma infecção oral, trauma ou uma deficiência nutricional.

4. Língua com placas brancas: Indica a possibilidade de ser o começo da leucoplasia, sendo uma condição pré-cancerígena.

5. Língua inchada: É provável ser um sinal de alergia ou inflamação.

Se você notar qualquer alteração na sua língua que não desapareça dentro de alguns dias, é importante consultar um profissional de saúde para avaliação e diagnóstico adequados. Não faça uma automedicação, além de prejudicar o problema, pode adiar um tratamento precoce. 

Qual é o aspecto correto de uma língua saudável?

Uma língua saudável deve ter uma aparência rosa pálida, úmida e lisa, sem feridas, inchaços ou placas. As papilas gustativas — são estruturas responsáveis pela sensação de sabor, devem estar presentes na superfície da língua e devem ser visíveis como pequenas protuberâncias arredondadas.

A língua também deve ser móvel e flexível, permitindo movimentos precisos para a fala e a mastigação. Quando a pessoa está hidratada adequadamente, a língua apresenta uma fina camada de umidade que a protege contra infecções e mantém sua superfície saudável.

No entanto, é importante ressaltar que nem sempre uma língua saudável apresenta apenas essa aparência. Algumas pessoas podem possuir características diferentes, como uma língua com fissuras ou uma língua com maior quantidade de papilas gustativas, e ainda assim estar com a saúde bucal em dia.

Então, como saber se a minha língua está realmente saudável?

Por isso, é importante que você saiba como é a aparência normal da sua língua e fique atento a qualquer alteração que possa indicar um problema de saúde.

Nas consultas regulares odontológicas, o dentista pode indicar se sua boca no geral está saudável ou se precisa de melhorias na sua higiene bucal.

A língua também precisa de uma rotina de higiene?

A língua é um órgão que acumula bactérias, resíduos alimentares e células mortas que podem levar ao mau hálito e a problemas dentários. Por isso, é importante incluir a limpeza da língua na sua rotina diária de higiene bucal.

Você pode limpar a língua com a sua própria escova de dentes de cerdas macia ou com um raspador de língua — uma ferramenta específica para a limpeza da língua. A escovação deve ser feita com movimentos suaves da base para a ponta da língua, removendo suavemente os resíduos acumulados. O raspador de língua também deve ser passado da base para a ponta da língua, pressionando suavemente e removendo os resíduos.

A hidratação faz toda a diferença 

Além disso, é importante lembrar que a hidratação adequada é fundamental para manter a saúde da língua. Beber água regularmente ajuda a manter a língua úmida e protegida contra infecções e outros problemas de saúde bucal.

Portanto, incluir a limpeza da língua na sua rotina diária de higiene bucal e manter-se hidratado são práticas simples, mas muito importantes para manter a saúde da sua língua e da sua boca em geral.

Para saber mais sobre saúde bucal, um plano odontológico pode ajudar a esclarecer dúvidas e tomar os cuidados necessários de prevenção, principalmente com a ajuda de um profissional. Para tirar suas dúvidas, converse com a equipe Uniodonto pelo WhatsApp: (18) 98157-0505. 


Leia também
Assuntos relacionados