Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

Sensibilidade no dente: entenda os motivos

Beber um copo de água gelada, tomar um sorvete ou beber um café quentinho, depois que entra na boca, chega uma dor quase que insuportável. Você passa ou já teve essas sensações? Provavelmente, você tem sensibilidade nos dentes.

Apesar de se tratar de uma dor momentânea, que surge principalmente ao consumir algo gelado ou frio, doce ou ácido e logo passa, os especialistas alertam que o incômodo pode e deve ser tratado. Lembre-se, nenhuma dor é normal, ela deve ser avaliada e tratada adequadamente. 


Quais são as causas da sensibilidade nos dentes? 

A dentina é um tecido conjuntivo avascular e mineralizado. Esse tecido forma o corpo do dente, suportando-o abaixo do esmalte dentário, uma camada mais fina e frágil.

Quando a dentina fica exposta, por qualquer que seja a razão, o esmalte, por sua vez, também fica e acaba sendo desgastado. É nesse momento que a hipersensibilidade dentária aparece. 

O desgaste do esmalte pode ser causado por diversos motivos, veja alguns deles.


Consumo de alimentos e bebidas ácidas constantes 

Alimentos e bebidas com sabores fortes ou bem azedos, podem alterar o esmalte dos dentes. 

Equilibre sua dieta para monitorar alimentos altamente ácidos como frutas cítricas, tomates, grãos, produtos em conserva e bebidas ácidas, incluindo suco de laranja, café, bebidas esportivas, vinho e refrigerantes.

Escovação agressiva com compressão

Escovar os dentes com muita força, além de machucar a gengiva e causar possíveis sangramentos, também pode ocorrer um desgaste do esmalte e do cemento. 

Além disso, pode levar à retração gengival, que expõe as partes mais macias do dente, podendo causar dor e sensibilidade. Para uma escovação correta, escolha itens com cerdas macias, procure consultar um dentista para analisar o ideal. 

Retração gengival

Você deve ficar de olho se a gengiva está boa e no lugar. Quando elas estão se soltando dos dentes, significa um sinal de recuamento. 

O recuo das linhas das gengivas não ocorre apenas como resultado de escovação muito forte. Portanto, se você estiver passando por retração gengival, não deixe de consultar seu dentista e obter um diagnóstico adequado para ter certeza de que você não tem nada mais sério que deva ser tratado por um profissional.

Refluxo

Pessoas que apresentam quadro de refluxo gastroesofágico podem desencadear uma erosão dentária por causa do contato do esmalte com os ácidos estomacais.

Bruxismo ou ranger dos dentes

Este ato prejudica a estrutura do dente, por causa do atrito provocado pelo apertamento ou movimentos involuntários. 

Assim acontece primeiro o desgaste das pontas dos caninos e então os prés molares e molares começam a se tocar fora do centro de equilíbrio ideal e começam as retrações e terminam na sensibilidade porque tudo isso acaba deixando a dentina exposta.

É possível prevenir a hipersensibilidade dentária?

Só de pensar em ter uma dor de dente dá um frio na espinha, não é? Felizmente, existem muitas maneiras de proteger o esmalte dental e evitar o seu desgaste, prevenindo a sensibilidade nos dentes.

  • Escolha bem os cremes dentais;
  • Escove os dentes com movimentos suaves e delicados; 
  • Evite ficar rangendo os dentes; 
  • Equilibre sua alimentação;
  • Visite o dentista regularmente. 

 A sensibilidade nos dentes é apenas um sintoma que indica que algo está errado. Por isso, ao percebê-la é muito importante consultar um especialista para que ele possa investigar as causas desse problema e proceder com o devido tratamento, evitando complicações maiores para a saúde bucal.

Leia também
Assuntos relacionados