Dente doendo: como conseguir atendimento de urgência

Não é fácil suportar um dente doendo por muito tempo. A dúvida é: se a dor chega de surpresa e de forma intensa, o que fazer? Essas são as chamadas urgências odontológicas – e elas, normalmente, precisam de atendimento rápido.

Para quem não tem um plano odontológico, fica bem difícil saber onde procurar ajuda nessas horas, principalmente em feriados ou finais de semana.

O que leva os dentes a doerem muito?

Algumas complicações causam mais dores intensas do que outras, levando o paciente a precisar de ajuda profissional o mais breve possível. Entre elas, estão:

• Dente quebrado, principalmente quando a fratura se estende até a raiz
  • Infecções não tratadas, que causam muita dor por evoluírem a ponto de inflamação intensa. Isso acontece principalmente nas gengivas.
  • Dor no dente do siso, que fica no fundo da boca, no término da arcada dentária.
  • Cárie profunda
  • Problemas com restaurações
  • Complicações após algum procedimento, como um tratamento de canal.

Tem um remédio específico para dor de dente forte?

Alguns procedimentos podem ser feitos em casa mesmo para aliviar momentaneamente a dor de dente, permitindo que  a pessoa aguente a espera até ir ao dentista. Um dos mais comuns é fazer um bochecho com água morna, ajudando, assim, a desinflamar a região afetada.

Também é recomendado evitar a mastigação perto da  região inflamada para que o quadro clínico não piore. Usar bolsas de água fria também podem colaborar para diminuir a irrigação sanguínea no local, amenizando o desconforto.

O uso de analgésicos também não está descartado, no entanto, a automedicação pode ser prejudicial em alguns casos. O mais indicado é fazê-lo somente após a avaliação do seu dentista.

Também existem algumas pomadas ou géis que ajudam a anestesiar o local inflamado, promovendo o alívio  da intensidade da dor até o atendimento profissional. Não esqueça de pedir  orientações ao farmacêutico.

O que fazer quando se está com o dente doendo muito?

Se você está com um dente doendo muito, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional. Porém, para quem não tem um plano odontológico, o único caminho é buscar um hospital comum. Nesse caso, o problema será apenas amenizado, não tratado.

Quem conta com um plano odontológico, mesmo no horários em que os consultórios estão fechados, pode acionar o plantão emergencial, mesmo nos horários em que os consultórios estão fechados, pode acionar um dos profissionais do plano e assim, ter um atendimento especializado para conseguir resolver a causa da dor.

Em casos de urgência odontológica, é só ligar no telefone presente no cartão do beneficiário e combinar  o horário com o dentista.

No Plano Ouro da Uniodonto, são 130 procedimentos cobertos, incluindo  consultas, exames, cirurgias, restaurações e tratamentos de canal. Existem, ainda, outros planos que se encaixam no seu orçamento a partir de R$ 17,90.  Para saber mais, é só clicar no botão abaixo e conversar com a gente pelo nosso Whatsapp