Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Será que ter um sangramento na gengiva após o uso do fio dental é motivo suficiente para ir ao dentista?
A etapa do fio dental é uma das mais importantes na rotina de higiene bucal. Ele é responsável por auxiliar na remoção da placa bacteriana e os restos de alimentos que a escova não alcança. Dessa forma, a limpeza é potencializada, prevenindo uma série de problemas na cavidade oral.
Algumas pessoas percebem um sangramento na gengiva ao passar o fio dental, isso é alerta que algo não está correto na saúde bucal.
A gengiva sangrando por causa do uso do fio dental não é normal. A condição pode ser um sinal de algum machucado ou inflamação nos tecidos gengivais.
Este quadro está relacionado à higiene bucal inadequada, que favorece a formação de placa e tártaro. Por isso, o uso do fio dental é indispensável e não pode ser interrompido em momento algum.
Normalmente, uma gengiva inflamada demonstra sinais antes mesmo de passar o fio dental. Muitas vezes, chegam a sangrar sem nem mexer nelas. Sendo assim, nem sempre é o produto higiênico que está causando o sangramento.
A gengivite é uma inflamação séria que pode evoluir para outros tecidos da boca. Quando não tratada pode evoluir para periodontite, uma infecção bacteriana que afeta as estruturas que suportam os dentes.
Ao perceber qualquer sinal diferente na gengiva, como inchaço ou vermelhidão, procure um dentista para que ele avalie a possível causa e indique os tratamentos adequados para o seu caso.
Nem sempre a única causa é só a gengivite. A ausência do fio dental ou o uso incorreto do item também pode machucar a gengiva.
Algumas situações também podem levar ao quadro de sangramento, como o uso de um novo medicamento. Logo, é fundamental agendar uma consulta com urgência no seu médico e relatar a queixa. Algumas gestantes sofrem com a chamada gengivite gravídica; as alterações hormonais podem provocar aumento da placa, resultando em inflamação da gengiva durante esse período. A escovação adequada e os hábitos de uso do fio dental, assim como uma consulta ao dentista durante a gravidez, podem ajudar a combater a gengivite da gestação.
Ver a gengiva sangrar não é motivo para suspender o uso imediatamente, pois assim você estará contribuindo para outros problemas bucais. O segredo para não ficar com a gengiva sangrando após o fio dental é saber como usá-la da maneira correta.
Passe o fio com delicadeza, deslizando para cima e para baixo entre os dentes cuidadosamente. Você deve passar o fio a cada escovação, não apenas uma vez ao dia ou apenas quando sentir uma comida presa nos dentes.
Na Uniodonto você encontra 4 planos odontológicos: essencial, prata, ouro e orto. Um deles, certamente, se encaixa na sua família, tanto no orçamento quanto nos cuidados.
Quem contrata um plano odontológico familiar pode colecionar momentos com as pessoas especiais de sua vida, enquanto nós cuidamos do sorriso de vocês.
Envie sua mensagem para a nossa equipe, conheça os planos e tire suas dúvidas, pelo WhatsApp (18) 99799-4481 ou pelo telefone (18) 3901-7766.