Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Quando criança, quem nunca quis colocar aparelho e sair sorrindo com elásticos coloridos? Aliás, falando em estética, muito se engana quem pensa que o aparelho só serve para deixar o sorriso bonito e alinhado.
Claro que ele é o grande responsável por deixar os dentes retos. Mas, muitas vezes, o uso do aparelho contribui na mastigação e ajuda a manter a saúde bucal em dia.
Além de todas essas questões, uma dúvida não sai da nossa cabeça: qual é a idade ideal para colocar aparelho?
A área da ortodontia é repleta de dúvidas, principalmente em razão dos inúmeros tratamentos e modelos de aparelho disponíveis no mercado. Por isso, viemos aqui para te ajudar a entender e solucionar algumas das questões.
Antes de tudo, você deve ir ao dentista, apenas ele pode decidir se existe a necessidade ou não de usar aparelho. Apesar disso, nada impede de percebermos alguns sinais que podem sugerir que precisamos de um tratamento ortodôntico.
Um dos principais indícios são os dentes tortos. Fica claro que existe algo de errado com a sua arcada dentária. Entretanto, esse não é um fator decisivo.
Outro aspecto parecido são os dentes afastados. Essa condição pode gerar graves problemas na mordida e, consequentemente, na sua saúde.
Já que citamos a mordida, é fundamental entender que esse é um dos sintomas que demonstram alteração na estrutura da mandíbula. A longo prazo, você pode começar a sentir dores de cabeça, sem motivos aparentes.
Embora muitas vezes a cirurgia ortognática seja recomendada para solucionar tais ocorrências, em outras o uso do aparelho ortodôntico é o suficiente para acabar com essas dores.
Infância, adolescência ou idade adulta, todas as fases são boas para fazer o uso do aparelho. Apesar dos dois primeiros períodos apresentarem respostas mais rápidas, o uso de aparelho em quem atingiu a maturidade também é indicado e vem crescendo bastante.
Especialistas indicam que as correções podem começar a partir dos 7 anos, mas em alguns casos isso pode mudar. Por isso, a avaliação de um profissional é essencial para definir o planejamento adequado.
Ao contrário do que muitos dizem, e até propagam por aí, crianças com dente de leite podem usar aparelho, desde que a boca esteja saudável e que o tratamento seja recomendado por um dentista especialista em ortodontia.
Durante essa fase da vida, em que a boca e a cabeça ainda está em fase de crescimento, os resultados aparecem com mais agilidade, tornando o processo mais rápido.
Receber o diagnóstico e iniciar o tratamento ortodôntico na idade adulta não é uma condição que impede ou dificulta o procedimento, muito pelo contrário. Se há interesse por parte do paciente no sentido de melhorar a estética e o alinhamento dos dentes, essa já é uma razão suficiente para o uso do aparelho.
Aliás, os consultórios têm recebido cada vez mais adultos que desejam começar um tratamento dentário. Uma vez que são independentes financeiramente e têm melhores condições, as pessoas passam a se cuidar mais.
Esse é um preconceito sem necessidade, já que o uso, como você viu, é um tratamento que pode ser necessário em qualquer momento. Além do quê, realizar um tratamento ortodôntico envolve saúde e bem-estar e o foco precisa ser esse.
Dos metálicos, passando pelos coloridos e transparentes, os aparelhos ortodônticos estão cada dia mais modernos e personalizados. Existem diversos tipos, tamanhos e cores diferentes, para cada situação. Veja quais são eles.
Aparelho fixo metálico: O mais comum e mais utilizado, ele é composto por fios, bandas, braquetes e borrachinhas, que podem ser coloridas ou transparentes. Este modelo exige uma manutenção periódica, o que pode causar uma certa sensibilidade ao paciente.
Aparelho fixo estético: São feitos com braquetes transparentes, fazendo desse modelo mais favorável, já que o acessório se torna quase imperceptível, principalmente de longe.
Aparelho autoligado: Também é feito de metal, porém, não precisa das borrachinhas. Nesse modelo, o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, ficando mais confortável e discreto para o paciente.
Aparelho lingual: É igual ao modelo fixo convencional, a diferença é que ele é colocado do lado interno dos dentes, possibilitando que o paciente faça todo o tratamento sem mostrar que usa aparelho.
Alinhadores transparentes: Esse é o tipo de aparelho mais moderno que tem no mercado ortodôntico. Isso porque eles são confeccionados com ajuda de tecnologias específicas, sob medida e de acordo com a arcada dentária de cada paciente.
Na Uniodonto, temos o plano orto, o mais completo com mais de 140 procedimentos para deixar sua saúde bucal em dia. Você e toda a família podem investir em um sorriso mais bonito e uma boca saudável. Conheça mais do plano e tire suas dúvidas pelo WhatsApp: (18) 99799-4481.