Quando procurar um odontopediatra?

A odontopediatria é um cuidado que deve ser iniciado logo cedo na vida da criança. Com o auxílio de um dentista, é possível desenvolver uma consciência de autocuidado com a higiene bucal em crianças. 

Porém, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre quando devem iniciar as visitas ao dentista. Você sabe qual a idade certa? Neste artigo, falaremos sobre esse tema tão importante na vida de todas as crianças. 

O que é odontopediatria? 

O odontopediatra é um dentista para crianças, desde bebês até os adolescentes de 18 anos, especializado em cuidar da saúde bucal e acompanhar todas as fases de desenvolvimento. 

Nesse período, é fundamental manter frequência nas visitas ao consultório odontológico para que o profissional acompanhe o nascimento dos dentes da criança. Além disso, é nesse momento que a criança começa a desenvolver o hábito da escovação correta para evitar problemas e doenças. 

Elas constroem a confiança no dentista, o que evita traumas na vida adulta. Por isso, o profissional de odontopediatra deve fazer um trabalho especial para deixá-las confortáveis, descontraídas e sem medo. 

Contrate um dos planos Uniodonto para você garantir a saúde bucal das pessoas mais especiais da sua vida. 

Quando deve ser a primeira consulta na odontopediatria? 

A primeira ida ao odontopediatra deve ser feita quando ainda bebê, mesmo antes do surgimento do primeiro dente de leite, por volta dos 6 ou 7 meses de idade. 

A recomendação é feita, porque, mesmo antes do nascimento dos dentes, já é importante iniciar a higienização, a fim de evitar o desenvolvimento de cáries nos pequenos pedacinhos de dente. Inclusive, é necessário fazer a limpeza da gengiva dos bebês para tirar o resíduo de leite. 

Para os pais de primeira viagem, é comum surgirem dúvidas sobre a primeira consulta odontológica quando os filhos são ainda bebês. No primeiro momento, será feita apenas uma avaliação simples para que o dentista verifique o desenvolvimento dos dentes e se a higiene está correta. 

E, para ter um auxílio nos cuidados com a saúde bucal de toda sua família, conte com a ajuda de um plano odontológico familiar. Assim, você terá acesso a diversos serviços, uma rede credenciada de profissionais, consultas em clínicas particulares e plantão de urgência. 

Qual a frequência de visitas ao dentista para crianças? 

Após a primeira consulta com o odontopediatra, os pais devem começar a se planejar para levar o bebê às demais avaliações. Geralmente, os profissionais aconselham que sejam agendadas a cada seis meses para que, além de ajudar a prevenir qualquer tipo de doença que possa se desenvolver na região bucal, os dentistas também consigam acompanhar o crescimento dos dentes.

Além disso, o dentista pode avaliar a gengiva, a evolução dos dentes, observar se já há algum prejudicado pela cárie, a existência de dores e até mesmo possíveis lesões estruturais que estejam prejudicando a mastigação e a fala da criança.


Leia também
Assuntos relacionados