Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

Infecção bucal e doenças respiratórias: entenda a relação.

Você sabe dizer o que infecção bucal e doenças respiratórias tem a ver? De início parece não ter nenhuma relação, mas quando analisamos a situação, tudo faz sentido. 

Não é à toa que escutamos muitas vezes que ‘’a saúde se inicia pela boca’’. Muitos dos sintomas comuns dessas doenças são a respiração pela boca, o que pode gerar várias alterações na estrutura óssea e arcada dentária do nosso rosto. 

Continue lendo, a gente te explica melhor!


Quais doenças respiratórias podem interferir na saúde bucal? 

Vários problemas respiratórios fazem com que a gente respire pela boca, dentre eles o desvio de septo e até alergias, como sinusite, rinite, asma e bronquite. 

A causa das doenças é por conta da má formação anatômica do nariz e da boca. Ainda, outras questões de crescimento, como o uso da chupeta e da mamadeira por muito tempo na infância, que podem acarretar essas condições. 


Por que respirar pela boca pode afetar a saúde bucal?

A respiração bucal provoca uma passagem de ar indevida. Dessa forma, pode acontecer um ressecamento nos lábios e uma diminuição na produção de saliva. Com isso, a pessoa fica mais propensa a desenvolver cáries, gengivite e problemas periodontais.

A longo prazo, as consequências podem ser piores e, por incrível que pareça, são sinais que nem conseguimos imaginar que possam vir acontecer por esse fato. Alguns resultados são dentes tortos e/ou amontoados, mordidas cruzadas ou abertas, mau desenvolvimento da mandíbula e Síndrome da Respiração Bucal (SRB), principalmente em crianças.

Em casos mais graves, pode até mesmo trazer condições cardíacas prejudiciais à saúde.



Como posso prevenir a infecção bucal e doenças respiratórias? 

O primeiro passo é procurar um médico especialista em condições respiratórias. Assim é possível descobrir as causas, os tratamentos ideais para a sua situação e a frequência necessária para tomar os medicamentos.

Outro ponto importante é frequentar consultas regulares com seu dentista. Uma ótima maneira de evitar altos gastos financeiros é contratar um plano odontológico. Dessa forma, você paga um valor fixo mensal, pode marcar consultas no horário que preferir, receber atendimentos com profissionais especializados, ter a garantia de plantão de urgência e muito mais. 

Dica importante: antes de iniciar a higiene bucal, lave bem as mãos

As mãos carregam muitas bactérias acumuladas durante o nosso dia. No momento da limpeza bucal, as mãos são responsáveis por pegar os instrumentos e realizar os movimentos necessários, portanto, seu contato é direto.

Então, sempre antes de escovar os dentes ou passar o fio dental, certifique-se de que lavou bem as mãos. 


Onde encontrar um bom plano odontológico?

Na Uniodonto, você encontra uma cartela de planos odontológicos individuais ou para toda a família, com valores a partir de R$ 15,90, incluindo serviços completos que atendem as necessidades da maioria dos clientes. 

Temos 4 planos dentários que podem assegurar uma saúde bucal de qualidade para sua vida: essencial, prata, ouro e orto. Você escolhe o que melhor se encaixa no seu orçamento e na assistência que precisa. 

Todos eles contam com consultas, atendimento de urgência, restaurações, odontopediatria e muito mais. Mas, cada um, tem um diferencial que pode ser excepcional na sua decisão contratual. 

Além disso, se você possui uma empresa, também pode escolher nosso plano odontológico empresarial. Dessa forma, seus funcionários recebem o benefício e, como resultado, conseguem entregar um trabalho mais produtivo e efetivo. 

Converse com a nossa equipe pelo WhatsApp e tire todas as dúvidas:  (18) 99799-4481.






Leia também
Assuntos relacionados