Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

Você sabe como a higiene bucal influencia na sua saúde?

Nosso corpo funciona em conjunto. Por isso, problemas de saúde em uma parte do organismo podem desencadear ou sinalizar disfunções em outros tecidos e órgãos do nosso corpo. Estudos realizados pela Fundação Sunstar, comprovam, por exemplo, que a saúde bucal tem uma relação mútua com doenças sistêmicas como diabetes e cardiovasculares.

Acompanhe o restante da leitura e veja como os cuidados diários com a saúde bucal estão relacionadas à sua saúde

Distúrbios relacionados à saúde bucal

Um caso muito comum de doença gerada pela falta de cuidados com a saúde bucal é a endocardite bacteriana que afeta diretamente o coração. A gengivite, quando não tratada, colabora para a proliferação de bactérias causadoras da doença periodontal, e as bactérias desse processo inflamatório chegam à corrente sanguínea. 

Uma vez aí, elas podem se aderir aos vasos sanguíneos e aumentar o risco de ocasionar uma artéria entupida e um Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como AVC. 

Se essas bactérias alcançam o coração, elas aderem à área lesionada e o organismo inicia um processo inflamatório para tentar contê-las.

Saúde bucal e gravidez: quais cuidados devem ser tomados? 

Muita gente acredita que a gravidez causa a cárie, mas isso não é necessariamente verdade. Se a gestante mantiver a higiene bucal em dia, uma alimentação equilibrada e fazer o acompanhamento com dentistas, dificilmente terá problemas. 

Os hábitos saudáveis na gestação são extremamente importantes, além de manter a mamãe com a saúde em dia, também auxilia no desenvolvimento de uma dentição saudável da criança. Isso porque as estruturas bucais iniciam sua formação ainda no útero materno e já nas primeiras semanas de vida.

Atenção entre os diabéticos

Os pacientes com diabetes são mais suscetíveis a desenvolver doença gengival avançada e doença periodontal. Essas doenças dificultam o controle glicêmico e diminui, ainda mais, a imunidade do paciente. 

O desenvolvimento de doença periodontal pode levar ao surgimento de patologias cardíacas que os diabéticos já são suscetíveis.

Relação da saúde bucal com a imunidade

A boca é a porta de entrada para microorganismos que podem ser nocivos para a saúde. A grande responsável por isso são as mãos, por isso que tanto se ouve falar em lavar as mãos. 

Ao levar as mãos à boca, nariz e olhos, o vírus encontra ali as suas portas de entrada para o organismo.

Mau hálito? Pode haver algum problema digestivo

O mau hálito constante, mesmo com a realização da higiene bucal correta, pode indicar alguma disfunção estomacal.

A gastrite, por exemplo, consiste na demora do estômago ser esvaziado e na presença de bactérias que liberam mau cheiro. Enquanto o refluxo é a volta dos alimentos para a boca, liberando o odor desagradável.

Ansiedade e depressão pode prejudicar a saúde bucal

Quando estamos nervosos ou passando por um pico de ansiedade é normal surgir algumas manias, por vezes nem percebemos a presença delas, pelo menos no momento. 

O bruxismo pode aparecer nessas situações. Trata-se de um transtorno caracterizado pelo ranger dos dentes durante a noite, responsável pelo desgaste dental e dores de cabeça e na região do maxilar.

O cuidado bucal é muito importante para a manutenção do bom funcionamento do organismo. Para auxiliar nesse cuidado, conte com a ajuda de um plano odontológico, assim você paga um valor mensalmente e tem acesso a consultas ilimitadas, limpeza dentária, plantão de urgência, radiografia e muito mais. 

Conheça os planos que a Uniodonto tem a te oferecer e aproveite cada minuto da sua vida! Venha conversar com a gente pelo WhatsApp: (18) 99799-4481.

Leia também
Assuntos relacionados