Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
A extração de dente é um dos procedimentos mais conhecidos na área odontológica. Apesar disso, o processo é delicado e requer alguns cuidados mais cautelosos para favorecer a recuperação do paciente e afastar as possíveis complicações.
A falta de atenção no pós-operatório da extração de dente pode ocasionar sangramentos, inchaços e, até mesmo, graves infecções.
Muitos pacientes pensam que por ser apenas uma extração do siso ou qualquer outro dente, pode-se manter as atividades normalmente. Porém, não é bem assim.
O repouso faz parte das recomendações dos dentistas, o que indica a necessidade de reduzir as atividades do dia a dia para evitar grandes esforços, pelo menos, nas primeiras 24 horas. Em quadros mais complexos, pode ser necessário ficar um tempo maior descansando.
Esse período de descanso é fundamental para evitar os sangramentos e dores. Acompanhando essa dica, os profissionais recomendam deixar a cabeça um pouco mais elevada do que o resto do corpo, sem muitos movimentos e evitar ficar exposto ao sol.
Aliás, o esforço físico estimula a circulação sanguínea no corpo e atrasa a coagulação, que é uma etapa do processo de cicatrização. Mas, não só o corpo precisa de uma pausa, a área bucal também, por isso assim que sair da cadeira do dentista, evite ficar falando muito.
Nunca deixe de se alimentar, no entanto, o cardápio deve ser flexível e personalizado para os primeiros dias após retirar o dente para que a área operada não sofra com nenhum ferimento.
O ideal é manter uma dieta líquida ou pastosa, pois os alimentos que exigem muita mastigação vão causar um certo incômodo ou dificultar as refeições. As opções frias são ótimas para aliviar o inchaço.
Água é a vontade! Porém, esqueça os canudos, até as garrafas podem ser deixadas de lado nesse momento, prefira um copo. Assim, você não irá realizar força com movimentos de sucção que podem pressionar os pontos do procedimento.
Se tem um tópico que sempre vai entrar na lista dos bons cuidados é a higienização. Mesmo quando a boca estiver mais sensível, a rotina de higiene bucal sempre deve ser cumprida. Isso porque a proliferação de bactérias representam grandes perigos, ainda mais após uma cirurgia bucal.
Nesse caso, o melhor conselho é ser extremamente cuidadoso, principalmente com a parte que ainda está com os pontos. Pergunte ao dentista de que modo a escovação deve ser realizada.
Na hora de enxaguar a boca, esqueça o bochecho, por pelo menos 4 dias. Apenas lave a boca com água, banhando a área operada cuidadosamente e cuspa para remover a espuma da pasta de dentes.
Na maioria dos casos haverá inchaço após uma extração dentária, o que é comum e não precisa gerar nenhum tipo de preocupação.
Nos 2 primeiros dias, pode ser colocado compressas geladas próxima à região operada. Para isso, utilize um saco plástico e grande quantidade de gelo, protegendo a pele com uma toalha fina de algodão, hidratante ou vaselina sólida para não queimar a pele.
As compressas devem ser feitas por 20 minutos, seguidos, obrigatoriamente, de um período de descanso de outros 20 minutos; após esse período, fazer nova aplicação de gelo por mais 20 minutos, e assim por diante até 24 horas.
Além disso, apesar do incômodo, evite passar a língua toda hora no local operado. Esse descuido pode atrapalhar e aumentar o tempo do processo de cicatrização da extração dentária.
Além das orientações acima, é bem provável que o dentista prescreva algumas medicações, sobretudo na intenção de reduzir as chances de infecções e inflamações. Diante disso, siga à risca todas as orientações e tome os remédios pelo tempo previsto, mesmo que esteja se sentindo muito bem.