Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Hoje, trouxemos uma pauta temida: os dentes do siso. Também chamado pelos mais velhos de dente do juízo, porque costumam nascer após os 16 anos — mas não tem idade certa para seu aparecimento começar.
Uma das dúvidas mais escutadas nessa pauta é: será que todos precisam fazer a extração do dente do siso? Vamos entender quando realmente é necessário tirá-los.
A dor é questionável, afinal, algumas pessoas relatam fortes dores no nascimento dos dentes, enquanto outras nem sabem se houve o crescimento.
Mas, um dos fatores que podem causar desconforto nos pacientes é justamente o nascimento tardio dos dentes. Isso porque é muito comum que haja pouco ou nenhum espaço para que esses dentes fiquem acomodados em nossa boca, o que pode fazer com que eles fiquem presos embaixo da gengiva.
Não! O dentista é a melhor pessoa para falar se sim ou não no seu caso. Mas, em geral, não é uma obrigatoriedade fazer a retirada do siso.
A extração só é indicada sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares. Entretanto, como dito, apenas o profissional odontológico pode dizer a indicação necessária.
Cada pessoa possui sua particularidade, por isso não podemos dizer qual é a recomendação geral. Algumas pessoas possuem a mandíbula maior, por isso, conseguem comportar os quatro dentes, evitando a extração.
Alguns especialistas orientam que os pacientes façam uma avaliação odontológica antes dos dentes do siso nascer, para verificar se terá necessidade ou não para ser retirada. Vale lembrar que, durante esse período, as raízes ainda não estão calcificadas com os ossos dos dentes, facilitando a retirada dos dentes quanto antes.
Apesar de parecer que isso aconteça, é um mito. Os especialistas dizem não haver uma associação significativa entre a presença do terceiro molar e o desalinhamento dentário.
A principal causa dos dentes tortos é causado por um processo natural de constrição do arco mandibular, que vai se tornando mais estreito por conta da própria mastigação e pelos pequenos desgastes que acontecem nas faces dos dentes ao longo do tempo.
É possível sim. Aliás, muitos dentistas até recomendam que a retirada seja feita antes dos sisos rasgarem a gengiva. Isso porque a raiz e a parte óssea são mais maleáveis.
Porém, a orientação não é igual para todos os pacientes. Tudo irá depender da avaliação do profissional odontológico de como está a sua boca e quais são as suas necessidades.
A resposta também é não. Algumas pessoas nascem um, dois ou apenas três dos dentes do juízo. Há também aqueles que nem tem o siso, sabia disso?
Mas, não é porque o dente não apontou para fora da gengiva que ele não está presente na arcada dentária. Daí a necessidade do exame radiológico para identificar a existência ou não dos dentes.
WhatsApp (18) 99799-4481
Telefone (18) 3901-7766