Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

Como funciona um plano odontológico?

A melhor forma de cuidar da sua saúde bucal é realizando atendimentos periódicos, para garantir que está tudo certo com seus dentes. Mas, se os serviços forem particulares, pesam bastante no bolso. Por isso, vamos te explicar como funciona um plano odontológico e como ele ajuda a gastar menos. 


O convênio odontológico funciona como um plano de saúde tradicional, mas focado nos tratamentos dentários e bucais. Você paga uma mensalidade por mês para ter acesso a vários tipos de procedimento. Dependendo do plano, é paga uma coparticipação por alguns tipos de serviços.

Quais procedimentos são cobertos pelo plano odontológico?

Os convênios odontológicos seguem as regulamentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 
Existe uma lista de procedimentos mínimos exigida aos convênios – entre eles, consultas, profilaxia (medidas preventivas), exames e restaurações. Um plano odontológico completo pode integrar mais de 100 tipos de procedimentos, incluindo atendimentos de urgência.

Quanto vou pagar pelo convênio odontológico?

Se você quer garantir atendimento para toda a sua família, é possível contratar um plano dentário a partir de R$ 15,90 mensais. Esse valor é válido no momento da publicação deste artigo, mas pode sofrer reajustes. 

Na Uniodonto, o plano odontológico Essencial engloba 40 procedimentos, incluindo desde o atendimento básico até exames de radiologia, restauração e odontopediatria. 

Ao contratar este serviço, você pode buscar atendimento com os mais de 100 dentistas que atendem em Presidente Prudente e região, ter um acompanhamento profissional e, assim, evitar problemas bucais. 

Os conveniados ficam livres para escolher entre a rede credenciada e agendar um horário para atendimento em consultório particular. Além disso, existe o atendimento emergencial, que funciona de segunda a segunda (inclusive feriados), das 7h às 20h. 

Se você estiver pensando “mas vai ter reajuste?”, saiba que eles vão ser discriminados de forma clara no contrato a ser assinado. Geralmente, há uma correção anual dos valores cobrados, com índice já indicado na documentação. 


Os planos odontológicos têm carência?

Assim como os planos de saúde, os planos odontológicos têm um período de carência antes da liberação dos atendimentos. Geralmente, dura cerca de dois meses. 

Porém, no caso de urgências ou emergências, esse prazo pode ser menor. No caso da Uniodonto, é de 24 horas após a contratação do serviço – podendo ser feito nacionalmente, em toda nossa rede credenciada. 

Procedimentos estéticos são cobertos pelo plano?

Geralmente, os planos não cobrem serviços de finalidade puramente estética. Porém, há muitos casos em que o procedimento pode ser contratado e, depois, parcelado junto com as mensalidades do convênio. Assim, você não fica sem o serviço e ainda consegue pagá-lo de forma mais fácil. 

O exemplo mais comum é o processo de clareamento dentário. 

Como contratar um plano odontológico?

O processo para a contratação de um plano odontológico pode ser feito sem sair de casa. Pelo site da Uniodonto, você consegue consultar qual plano se encaixa melhor à sua necessidade: Plano Individual, Plano Familiar, Plano Ouro… São várias as opções, e todo o processo é feito pela internet. 

Além disso, você pode conversar com a nossa equipe pelo WhatsApp, para tirar dúvidas e ter um atendimento personalizado. Para isso, é só clicar no link abaixo para falar com um dos nossos atendentes.



Leia também
Assuntos relacionados