Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Preciso higienizar a boca do meu bebê? Qual o jeito certo de escovar os dentes das crianças? Como evitar as principais doenças bucais na infância? De quanto em quanto tempo devo levar meu filho ao dentista? Dúvidas como essas são comuns, principalmente para pais de primeira viagem.
Aliás, você sabia que a saúde bucal da criança começa ainda na barriga da mãe? Durante o pré-natal, além do acompanhamento com exames médicos, também é importante procurar aconselhamento odontológico específico.
Essa assistência vai ensinar como prevenir e solucionar problemas de saúde oral já existentes que possam se agravar ou que aconteçam durante a gestação. Também servirá como uma orientação para promover a saúde e qualidade de vida da mãe e do bebê.
Doces, balas, salgadinhos e alimentos com excesso de açúcar fazem parte da rotina de muitas crianças. Além de causar outra série de problemas, como a diabetes e a obesidade infantil, o consumo excessivo dessas comidas é um dos grandes problemas para o desenvolvimento de doenças bucais na infância.
Veja os problemas bucais comuns em crianças:
Caso você suspeite do aparecimento de alguma doença bucal em seu filho, procure um odontopediatra o quanto antes para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.
Os pais devem fazer a limpeza das gengivas do bebê com gaze após cada período de amamentação, para evitar o acúmulo de placa na gengiva dos recém-nascidos que, consequentemente, podem trazer problemas no futuro da dentição.
Após o surgimento dos primeiros dentinhos, já é necessário iniciar a escovação com uma escova de cerdas macias e uso de creme dental específico para crianças. Para saber o ideal para sua criança, procure a indicação de um dentista especializado.
A alimentação saudável é fundamental para prevenir o aparecimento de cáries, placas e outros problemas comuns também na infância. Quando a criança encerrar seu ciclo de amamentação, introduza alimentos saudáveis e bastante água em sua dieta.
Você pode contar com a ajuda de uma nutricionista para saber quais alimentos podem ser introduzidos nas refeições do seu filho.
Lembre-se que você é o espelho do pequeno. Tudo o que você fizer, ele tende a imitar. Logo, se os pais apresentam bons hábitos diários, a criança terá estímulos para o costume de ter uma saúde bucal bem cuidada.
Do mesmo modo que os adultos, as crianças também devem visitar os odontopediatras de 6 em 6 meses. Estas consultas são ótimas oportunidades para que os pais recebam dicas de como prevenir doenças bucais em seus filhos.
Os dentistas também poderão acompanhar o crescimento dos dentes das crianças, verificar, de modo antecipado, o surgimento de qualquer problema e ainda contribuir para que ela cresça confiante e sem medo do dentista.
Conte com a ajuda de um plano odontológico para cuidar do sorriso do seu filho. Converse com a nossa equipe para conhecer as vantagens e tirar suas dúvidas, envie sua mensagem pelo WhatsApp: (18) 99799-4481.