Os problemas odontológicos mais comuns em crianças

Se tem uma coisa que os pais se preocupam com os filhos é vê-los com um belo sorriso no rosto. Para isso, é fundamental saber quais são os problemas odontológicos mais comuns em crianças.

O conhecimento é o primeiro passo para o cuidado adequado. Mesmo que os dentes sejam trocados num determinado momento da infância, os problemas podem persistir até a idade adulta, principalmente se não receberem a atenção correta.

Conheça os problemas odontológicos mais comuns em crianças

Gengivite e periodontite

A principal causa do surgimento das doenças bucais é a falta de higiene dos dentes ou a maneira incorreta de se fazer.

No entanto, o acúmulo de placa bacteriana também pode ser mais excessivo quando a higiene inadequada está aliada a fatores como dentes tortos, respiração bucal, lesões, entre outras.

Tal acúmulo pode causar a tão temida gengivite. Trata-se de uma inflamação dos tecidos gengivais.

Entre os sintomas da gengivite estão a cor dos tecidos gengivais, que ficam bem vermelhos. Com isso, a gengiva fica irritada e pode sangrar quando a criança for escovar os dentes.

Percebeu que algo não está como deveria? Leve seu filho até o dentista para que o profissional possa realizar um diagnóstico precoce, junto a um tratamento adequado. Caso contrário, a doença pode evoluir e se tornar periodontite. Com isso, além de ter a gengiva afetada, também pode ser causado a eliminação do mecanismo de proteção e sustentação, apresentando um risco de enfraquecimento dos dentes.

Cárie e placa bacteriana

O acúmulo da placa bacteriana pode causar a cárie nos dentes do seu filho, devido às dificuldades na hora de escovar os dentes. O consumo excessivo de doces e alimentos com alta concentração de açúcar também contribuem para este desenvolvimento.

Na verdade, até mesmo os bebês podem ter cáries, sobretudo aqueles que tomam mamadeira. Por isso mesmo, é importante começar um acompanhamento com o dentista desde o momento em que nascem os primeiros dentes ou até mesmo antes.

Fluorose

Para prevenir as cáries pode ser recomendado o uso de cremes dentais com flúor, sendo que o flúor atua na remineralização do esmalte dentário. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados e seguir as prescrições do seu dentista.

A atenção é necessária, pois o elemento químico também está presente na água encanada da maioria das cidades e em vários alimentos e produtos consumidos no dia a dia.

Seu excesso causa outro problema muito comum na infância, sendo a fluorose dentária, caracterizada pela aparição de manchas brancas ou marrons nos dentes. Geralmente, surge no momento da transição para os dentes permanentes, que já nascem manchados.

Introduza hábitos saudáveis desde cedo

Mesmo antes de a dentição do bebê nascer é preciso limpar sua gengiva com um pequeno pedaço de gaze umidificada, um tempo após a amamentação. Porém, agora, não é necessário fazer a limpeza sempre depois do aleitamento.

Durante o desenvolvimento da criança, insira em sua rotina o bom hábito da higiene bucal. Coloque diversão na tarefa, será um período agradável para a reunião da família.

Além disso, ensine sobre a importância de frequentar periodicamente o consultório do dentista para prevenções e tratamentos. Para isso, conte com os planos odontológicos da Uniodonto.

Venha nos conhecer e garanta o melhor sorriso para sua família!