Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

5 cuidados com a saúde bucal na terceira idade

Cuidar da saúde bucal vai muito além de estética. É garantir qualidade de vida, bem-estar, autoestima e muita saúde, principalmente na terceira idade. Em qualquer idade da vida é fundamental criar uma rotina de cuidados com os dentes.

No caso dos idosos, as cautelas devem ser redobradas, pois assim como todo o corpo, existem fatores que contribuem para o enfraquecimento dos dentes e da gengiva.  


Por que cuidar dos dentes? 

Os dentes são responsáveis por funções fonéticas, que nos permitem falar corretamente, e por funções mastigatórias, que iniciam e favorecem o processo de digestão. Assim, preservar os dentes e prevenir problemas bucais é fundamental para manter a saúde de todo o organismo.

As pessoas podem (e devem) chegar à terceira idade com todos os seus dentes conservados e saudáveis. Para auxiliar na limpeza dos seus dentes, confira a lista de cuidados que separamos para você. 


Higiene bucal é o passo mais importante

A escovação é essencial para uma boca com bom hálito e sem predisposição para o aparecimento de doenças bucais. Por isso, mantenha a frequência de limpeza diária ao acordar, após as refeições e antes de dormir. 


Como escolher a escova de dentes ideal?

A escova ideal deve ter a cabeça pequena e as cerdas macias, e o creme dental deve conter flúor, que auxilia na prevenção das cáries. 

Para uma escolha certa, durante as consultas com o dentista, pergunte a melhor opção de escova. Certamente, ele irá auxiliar para a melhor compra. 

Muitos idosos são resistentes ao uso do fio dental, pois o processo de passá-lo é demorado, mas apenas o fio dental pode promover a limpeza do espaço entre os dentes, evitando o acúmulo de placa bacteriana e o desenvolvimento de inflamações, como a gengivite.


Limpe bem a prótese e a dentadura

A limpeza das próteses e dentaduras deve ser realizada periodicamente, conforme a orientação do dentista. Afinal, elas substituem os dentes que foram perdidos, portanto, eles exercem essa mesma função. 

Preste atenção no encaixe das peças. Elas não devem ficar largas, mal adaptadas ou soltas na boca, pois isso pode causar lesões e inflamações graves na cavidade bucal. 


Cuide da alimentação

Essencial durante toda a vida, a dica também vale para a terceira idade. Consumir alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes ajuda a manter os dentes saudáveis.  

Os idosos devem evitar alimentos ácidos e açúcares, pois nessa idade eles sofrem uma diminuição natural da produção de saliva, substância que possui agentes que neutralizam os malefícios dos açúcares e alimentos ácidos na boca.


Atente-se ao cuidado do seu organismo

Uma saúde bucal bem cuidada é sinônimo de uma saúde geral preservada. Isso acontece vice-versa também. Mas, tem uma doença que influencia diretamente a nossa boca: a diabete.

A diabete e a saúde bucal estão mais ligadas do que pensamos. O idoso que deixa de se cuidar, pode apresentar quadros de gengivite e periodontite

O paciente que possui diabetes está mais propenso a desenvolver gengivite, e o paciente com gengivite pode apresentar mais dificuldade para controlar o seu índice glicêmico. Sendo assim, os cuidados com a higiene e o controle da glicose no sangue devem ser redobrados.


Vá ao dentista regularmente para cuidar da saúde bucal

Apenas um profissional especializado poderá diagnosticar e prevenir problemas, além de indicar os melhores cuidados para cada paciente. Para não pesar no seu bolso, contrate um plano odontológico e pague um valor mensal por pessoa. 

Assim, você terá mais chances de cuidar do seu sorriso e de viver seus planos de vida! Conheça nossos planos e veja o que melhor se encaixa no seu perfil. 


Leia também
Assuntos relacionados