Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

Traumatismo dentário: o que é e quais são os tipos?

O traumatismo dentário é mais frequente de acontecer com crianças e adolescentes, mas isso não isenta situações com adultos. As lesões vão desde pequenas alterações no esmalte do dente até a perda definitiva do elemento. 

A ida ao dentista deve ser imediata. A demora na procura de um atendimento pode aumentar o risco de possíveis sequelas, dificultando o prognóstico e o início do tratamento. 

Quais são as causas do traumatismo dentário?

Para crianças e idosos, o traumatismo dentário pode acontecer com muito mais facilidade do que para um jovem adulto. O principal motivo para isso é que eles são mais suscetíveis a quedas e traumas. Algumas situações que podem ocorrer são:

  • Uma queda brusca com impacto na região do maxilar;
  • Uma pancada na boca;
  • Morder alimentos duros demais como balas não mastigáveis;
  • Comer de boca aberta;
  • Enfraquecimento dos dentes com o passar da idade ou por conta de problemas de saúde.

Também pode ocorrer uma causa de maneira acidental com  quedas, acidentes em práticas esportivas, estresse, desordem e maus tratos.

É possível evitar o traumatismo dentário?

A visita regular no profissional odontológico é sempre a melhor maneira de prevenir problemas bucais. O cuidado com a higiene e a saúde oral também é muito importante, já que isso está diretamente ligado à integridade dos dentes. 

O dentista irá compreender se você possui qualquer tipo de sensibilidade ou fragilidade nos seus dentes e recomendar um tratamento para minimizar ou até mesmo resolver o problema. Com o passar do tempo e do tratamento, você deverá ter seus dentes fortalecidos.

Traumatismo dentário: conheça os tipos

Existem alguns tipos de fraturas que podem acontecer com os seus dentes. Veja abaixo quais são e os seus riscos. 

Fratura em esmalte e em dentina

Primeiramente, o esmalte dentário é o tecido mineralizado mais duro de todos os presentes no corpo humano. É ele que reveste a dentina e a polpa dentária, por isso, protege os dentes de problemas relacionados à saúde bucal, como cáries e hipersensibilidade.

Quando ocorre uma fratura em esmalte é a perda total ou parcial do esmalte e da dentina. A parte em que foi quebrada precisa ser armazenada com soro fisiológico para preservação e possibilitar a colagem. 

Coronária

Trata-se de uma fratura que envolve a dentina, a polpa e o esmalte. Neste caso, para evitar problemas maiores com o tratamento, é fundamental agir rapidamente. Portanto, vá imediatamente ao dentista, não espere passar a dor. 

Coroa e raiz

Essa é uma fratura bem mais séria, que pode acontecer tanto na horizontal quanto na vertical. Ela envolve a dentina, o esmalte, o cemento e também a polpa, dá para perceber que envolve uma série de elementos no acidente. 

É preciso agir rápido para não haver uma infecção ou morte da polpa, o que pode acarretar pus e problemas mais graves. No caso de fratura vertical, será preciso remover o dente por completo.

Tenha um plano odontológico para chamar de seu e para cuidar do seu sorriso sempre que surgir a necessidade de um atendimento de urgência.

 

WhatsApp (18) 99799-4481

Telefone (18) 3901-7766

Leia também
Assuntos relacionados