Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

Tártaro: como é feita a remoção?

Antes de começar a entender sobre o processo de remoção, você sabe como ocorre a formação de tártaro nos dentes? Caso tenha surgido uma leve dúvida em sua cabeça, continue a leitura que nós te explicaremos. 

Como o tártaro é formado nos dentes? 

O tártaro é uma crosta dura e quebradiça que se forma quando ocorre um acúmulo da placa bacteriana. A melhor maneira de eliminá-lo é através da escovação correta por, pelo menos, duas vezes ao dia. 

Mas, mesmo que você escove seus dentes muito bem, sempre haverá locais de difícil acesso para limpar. Nessas áreas, a placa pode se acumular e, eventualmente, se mineralizar. No momento em que há uma transformação para o tártaro, é impossível remover apenas com a escovação, sendo necessário a ida ao dentista. 


Quais são as consequências quando o tártaro fica acumulado? 

Para quem deseja ter um sorriso bonito e saudável, saiba que o tártaro é o seu grande vilão. Mas, pensando no lado da saúde bucal, quais são as consequências que podem surgir em decorrência desse problema? Descubra com a gente:

  1. Gengivite: Engana-se quem pensa que o tártaro pode estar presente apenas nos dentes, ele também pode surgir na gengiva, contribuindo para o surgimento da gengivite. Trata-se de uma doença no tecido gengival caracterizada por uma inflamação, que deixa a área inchada, avermelhada, sensível e retraída, que pode evoluir até para a perda do dente;
  2. Periodontite: Consiste em uma infecção grave nos tecidos, nos ossos e nos ligamentos que são responsáveis pela sustentação dos dentes;
  3. Mau hálito: O  odor ocorre, na grande maioria dos casos, por causa do tártaro e do acúmulo de resíduos orgânicos na língua, onde as bactérias se multiplicam e afetam a salivação;
  4. Perda dentária: Caso o tártaro atinja os nervos e a raiz dental,  provavelmente ocorrerá a necessidade de extrair o dente e analisar a indicação de implantes ou próteses odontológicas.


Como ocorre o procedimento de remoção do tártaro? 

Quando a limpeza nos dentes não é feita corretamente em casa e o tártaro já estiver evidente, é necessário ir até o dentista para que ele realize a remoção com equipamentos e instrumentos adequados. 

Num primeiro momento, o profissional realizará a ‘’raspagem’’, onde os depósitos de placa bacteriana são removidos. Na maioria dos casos, a raspagem é iniciada com ultrassom para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados.

Na sequência, é realizada uma lavagem com jatos de bicarbonato de sódio, que ajudam a eliminar a sujeira mais profunda.

Para finalizar o procedimento, o dentista realiza um polimento e aplicação de flúor, que ajuda a fortalecer os dentes, evitando a formação de cáries e outras doenças.

Depois da limpeza, quais cuidados eu devo tomar com a boca? 

Após passar pelo processo de remoção do tártaro, o dentista passará algumas orientações quanto a frequência em que você precisa visitar um profissional odontológico. Mas, lembre-se de reforçar os hábitos de higiene bucal, escovando os dentes após cada refeição e usando o fio dental diariamente.

Vá ao dentista regularmente e para tornar essas avaliações mais práticas e em conta para o seu bolso, você pode optar pela contratação de um plano odontológico.

É necessário realizar um pagamento mensal pelo plano dentário, mas ainda assim todo o valor sai mais em conta do que ir a uma clínica particular toda vez que surgir uma emergência. Além disso, você e sua família podem contar com diversos procedimentos, atendimentos com hora marcada e disponibilidade de plantões de urgência.

Conheça nossos planos e caso tenha interesse em contratar, converse com a nossa equipe pelo Whatsapp: (18) 99799-4481.

Leia também
Assuntos relacionados