Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
O tabagismo e a saúde bucal definitivamente não andam lado a lado. Na realidade, o fumo não combina em nada quando falamos de uma vida saudável. Este hábito é um fator de risco que pode desencadear diversas outras doenças no organismo, principalmente com a sua boca.
O uso do cigarro eletrônico está tornando-se cada vez mais frequente, principalmente entre os jovens. O hábito preocupa muitos especialistas, visto o mal que o produto pode fazer na saúde e no organismo das pessoas.
Os dentes, infelizmente, não escapam dessa conta! A relação entre o cigarro e a saúde bucal não é nada boa, independentemente de qual seja o tipo de cigarro utilizado.
Existem muitos malefícios do fumo para a saúde bucal, reunimos as principais, confira.
A periodontite é muito mais frequente entre fumantes, já que a cavidade oral desses pacientes é naturalmente mais frágil à presença de bactérias.
Doenças periodontais e a cárie são, juntas, as maiores causadoras da perda dos dentes. Por atingirem a gengiva e o tecido periodontal, sendo a parte que sustenta o dente, podem ocorrer inflamações destas áreas, ocasionando problemas maiores.
No caso dos fumantes, o acúmulo de placa é maior e esta seria a principal razão do aparecimento da doença. O cigarro também agride as células da mucosa da boca, diminuindo a cicatrização e a defesa, assim, as bactérias, os vírus e os fungos são mais suscetíveis.
Se engana quem acha que o câncer de pulmão é o único problema com alta prevalência entre os fumantes. O câncer bucal é outra preocupação frequente neste grupo.
Quando comparamos uma pessoa que não fuma para um fumante, as chances de desenvolver a doença aumentam em 7 vezes. Existem algumas partes da boca que podem desenvolver tipos específicos de câncer: língua, mucosa e lábios. Mas, o prejuízo pode ser ainda maior, quando ele se estende por outras partes, como faringe, laringe e esôfago.
As manchas amareladas também fazem parte da extensa lista de malefícios causados pelo fumo, isso porque a nicotina se acumula na superfície do dente e também nas mucosas, causando o amarelamento
A nicotina também estimula a produção de melanina, causando manchas acastanhadas, principalmente nas gengivas. Portanto, se você gosta de ter os dentes brancos e saudáveis, exclua de vez o cigarro dos seus hábitos.
Isso é um ponto frágil para qualquer pessoa, não é legal estar com mau hálito durante o dia e os componentes do cigarro são os principais causadores do odor desagradável da boca.
Outro impasse que pode prejudicar a halitose é a falta de produção de saliva que diminui em pessoas fumantes e, eventualmente, a limpeza fisiológica da boca fica comprometida, já que é a saliva que faz essa função.
Além de tudo isso, o cigarro ainda pode causar danos ao paladar e ao olfato. O que acontece é a atrofia das papilas gustativas do dorso da língua, ocasionada pelas substâncias tóxicas do cigarro, dificultando na identificação dos gostos, principalmente em alimentos salgados.
Elimine os hábitos ruins, cuide da sua saúde! Contrate um plano odontológico para te auxiliar nos cuidados da boca.