Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Se tem uma dor que causa fortes incômodos é o siso inflamado. Os terceiros molares, popularmente chamado de ‘’dente do juízo’’, ficam na parte posterior da arcada dentária.
Por serem os últimos dentes a nascerem, é comum não encontrarem um espaço adequado para se posicionarem corretamente. Por isso, ocorre uma inflamação e, consequentemente, a dor no siso. Devido a esses problemas, muita gente acaba optando pela retirada do dente com cirurgia.
Mas, enquanto não chega o momento, você pode recorrer a receitas caseiras para diminuir o desconforto das dores. Entretanto, apesar dos alívios, esses métodos não substituem a ida ao dentista.
Essa dica pode variar de acordo com a sua dor. Se a dor de dente for latejante e a sensação estiver se estendendo pelo restante do rosto, o mais indicado é realizar uma compressa com água quente.
Por outro lado, se a dor for local e a gengiva estiver apresentando inflamação, inchaço ou até sangramento, o ideal é que sejam feitas compressas frias, pois o frio ajuda a interromper os processos inflamatórios. O chumaço com a água deve ser colocado na bochecha três vezes ao dia durante 15 minutos.
Por conta do dente do siso inflamado, muitas pessoas acabam deixando de higienizar a região. Porém, esse hábito pode prejudicar ainda mais o processo e acabar piorando a inflamação.
Isso acontece porque ao comer e deixar de escovar os dentes, os restos de alimentos podem ficar presos, aumentando as chances de proliferação das bactérias.
Para auxiliar na escovação e não causar mais desconforto, escolha um item com cerdas macias. Além disso, procure fazer movimentos circulares leves e de maneira delicada para não forçar ainda mais a gengiva.
É difícil trocar a rotina de alimentação, mas nestes casos é fundamental. Acontece que mastigar alimentos consistentes e duros pode agredir mais a região inflamada. Por isso, quando souber do nascimento do dente do siso, procure ingerir comidas macias e pastosas, como purês, sopas, vitaminas e caldos.
Outros mantimentos que devem ser evitados são as frutas cítricas e os condimentos picantes, eles podem irritar a gengiva que está cobrindo o siso.
A temperatura também deve ser observada. Pratos quentes podem ser grandes vilões para dores de dente, opte por pratos frios ou mornos.
A combinação desses ingredientes ajuda a higienizar a boca e aliviar o inchaço provocado pela inflamação do siso.
Veja como fazer: o segredo é fazer com que o líquido entre em contato com o dente dolorido. Para isso, realize o bochecho de hora em hora por 30 segundos e cuspa a solução.
É importante destacarmos que esses cuidados irão apenas aliviar a dor momentaneamente. Entretanto, não isenta a necessidade de procurar um dentista para que seja feita uma avaliação clínica do estado do dente. Inclusive, apenas o profissional odontológico pode verificar as possibilidades da extração.