Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Saber a forma correta de escovar os dentes é a maneira mais eficaz de prevenir doenças bucais, como o desenvolvimento de cáries e da placa bacteriana.
Sabendo da importância de uma boa escovação, o ato não consiste em apenas pegar a escova, colocar uma quantidade de creme dental e fazer esfregar nos dentes de qualquer maneira.
O movimento é tão automático que, às vezes, nem percebemos que estamos cometendo alguns erros bobos, como colocar uma quantidade excessiva de creme ou escovar com muita força. Continue a leitura para conhecer as formas corretas de escovar os dentes!
Não há dúvidas de que a resposta é sim! Além de que é fundamental fazer a escovação, pelo menos, duas vezes ao dia. Entretanto, o ideal mesmo é escovar os dentes após todas as refeições, principalmente antes de dormir.
Primeiro passo para tudo correr bem é escolher uma boa escova, sendo que ela deve ser macia e com cerdas médias. A quantidade de pasta de dente deve ser bem pensada.
Algumas pessoas acham que só por colocar bastante produto na escova, a limpeza será maior. Na realidade, ela alcança menos a placa bacteriana, por deslizar mais nos dentes. Por isso, coloque uma pequena quantidade, preenchendo somente a pontinha da escova.
Faça movimentos suaves e curtos, dê uma atenção especial para a margem da gengiva e aos dentes posteriores. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:
Para uma escovação bem feita, o ideal é que você leve, no mínimo, dois minutos para realizar todas as etapas de limpeza. O tempo, apesar de ser curto, pode parecer longo para esta atividade, principalmente para as crianças.
Para fazer disso uma rotina é preciso prática e constância. Leve um cronômetro para o banheiro, use músicas, brincadeiras. Além disso, é uma ótima maneira de passar um tempo com seu filho.
Não é só a sua boca que precisa de atenção, os equipamentos para a limpeza também. Afinal, eles são responsáveis por oferecer a você uma boa saúde bucal.
O cuidado não é complicado. Antes de usar, também é importante lavar a escova em água corrente, retire os vestígios de sujeira, poeira e germes que ali estão. Após o uso, não só está retirando a pasta de dente, como também possíveis restos de alimentos.
Guarde o produto em posição vertical, sem encostar as cerdas em outras escovas. Não use capas e nem guarde em porta-escovas, mesmo em viagens, espere as cerdas secarem para guardar.
Além disso, não se esqueça, sua escova não deve ser compartilhada com outras pessoas, independente de quem seja.