Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

Plano com coparticipação: como funciona?

Contratar um convênio é sinônimo de tranquilidade para você, sua família ou colaboradores. Mas, sabemos que nem sempre é fácil encontrar uma operadora que ofereça planos acessíveis. Hoje vamos falar sobre plano com coparticipação que pode ser a opção mais viável. 

O que é coparticipação?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a coparticipação é uma modalidade em que, além da mensalidade do plano odontológico, o beneficiário paga uma porcentagem sobre cada serviço utilizado, seja uma consulta médica ou a realização de exames.

Por isso, os planos odontológicos familiares com coparticipação são mais baratos do que os convencionais. 

O valor é fixo ou uma porcentagem?

Segundo as normas da ANS, o valor pode ser das duas maneiras: fixo ou porcentagem. Entretanto, o preço não pode ser maior do que a mensalidade do plano ou as doze parcelas do ano. Além disso, a porcentagem máxima de coparticipação para exames e consultas é de 40%. 

Neste caso, é importante conversar com a equipe da operadora e esclarecer todas as dúvidas necessárias, entender as regras e os limites de cobranças. 

Quais são as vantagens do plano com coparticipação?

O barateamento no valor da mensalidade no plano odontológico individual é um dos benefícios mais visíveis para quem escolhe um modelo com coparticipação. 

Isso é possível porque, ao ter de pagar uma taxa a cada vez que utiliza o convênio, os usuários passam a fazer uso mais consciente do plano, reduzindo, por consequência, os custos da operação. No entanto, a qualidade do serviço é a mesma.

A cobrança é burocrática? 

Não há nada de burocracia para a cobrança de coparticipação. Pelo contrário, o valor pode ser pago diretamente para a operadora no prazo certo, junto do vencimento do boleto da mensalidade. Nada de pagar no momento do procedimento nem de surpresas no orçamento no final do mês.

No caso do plano odontológico empresarial, a cobrança pode ser feita na folha de pagamento do colaborador. Geralmente, a empresa fica responsável por pagar a mensalidade, e o funcionário a comparticipação.

Para quem é indicado o plano com coparticipação?

Apesar da mensalidade fixa do plano, a coparticipação é cobrada apenas quando determinados serviços forem utilizados. Portanto, o valor pode variar de um mês para o outro. 

Logo, o plano com coparticipação é indicado principalmente para quem não tem problemas crônicos e usará o convênio odontológico de maneira pontual. 

Quer conhecer as opções de planos com coparticipação da Uniodonto? Envie sua mensagem para a nossa equipe, tenha uma conversa e decida pelo melhor para sua família ou para sua empresa. Aguardamos por você!

WhatsApp (18) 99799-4481

Telefone (18) 3901-7766. 







Leia também
Assuntos relacionados