Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

O que é o cooperativismo?

O cooperativismo é o conceito que preconiza a colaboração e a associação entre pessoas ou grupos que possuem interesses em comum. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento econômico, social, individual e coletivo, sempre de maneira sustentável e equilibrada. 

Os cooperativistas acreditam na sinergia, no compartilhamento de ideias e de valores na premissa de que ninguém perde — todos ganham! 

Por isso, os planos da Uniodonto são mais acessíveis. Nós cooperamos e partimos do princípio de praticar uma política de preços que favoreça tanto os beneficiários quanto os dentistas cooperados.

Conheça os sete princípios do cooperativismo

1. Adesão livre e voluntária

Segundo as regras desse princípio, as cooperativas são consideradas como organizações voluntárias abertas para qualquer pessoa que tenha interesse em participar da cooperação, desde que estejam alinhadas ao objetivo econômico da instituição e disposta a assumir responsabilidades, sem discriminação social, racial, política ou religiosa e de gênero.

2. Controle democrático pelos sócios

O controle da cooperativa e a tomada de decisão deve ser exercido por todos os seus sócios de maneira igualitária. 

Por isso, os membros, homens e mulheres, participam ativamente de votações para escolher os representantes oficiais da instituição. 

3. Participação econômica dos sócios

Assim como os cooperativistas têm o direito de tomar decisão de maneira democrática, eles também devem contribuir com o capital da organização. Esse montante se torna propriedade da instituição com foco em aquisição de equipamentos, por exemplo. 

As sobras podem ser utilizadas para o desenvolvimento das cooperativas, possibilitando a formação de reservas, parte dessa podendo ser indivisíveis; retorno aos sócios na proporção de suas transações com as cooperativas e apoio a outras atividades que forem aprovadas pelo sócio.

4. Autonomia e independência

Este princípio possui o conceito de que as cooperativas podem firmar acordos com organizações públicas ou privadas, mas o controle sobre as ações e decisões continua nas mãos dos representantes oficiais. Além disso, a união faz parte dos interesses em comum. 

5. Educação, treinamento e informação

As cooperativas proporcionam educação e treinamento para os sócios de modo a contribuir efetivamente para o seu desenvolvimento pessoal, com o objetivo de aumentar a qualificação para o seu negócio. Para isso, deve ser oferecido cursos, palestras, workshops e atividades de capacitação. 

6. Cooperação entre cooperativas

A união entre instituições é essencial para esse meio. Afinal, a soma de conhecimentos e empreendedorismo faz a diferença para seguir adiante. A relação pode acontecer entre estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais.

7. Preocupação com a comunidade

As cooperativas trabalham pelo desenvolvimento sustentável de suas comunidades através de políticas aprovadas por seus membros.

Conheça nossa cooperativa, compare nossos planos e coberturas, nossa rede credenciada, outras vantagens e seja Uniodonto. Para saber mais sobre a Uniodonto e seus planos odontológicos, entre em contato pelo telefone (18) 3901-7766 ou pelo Whatsapp (18) 98157-0505


Leia também
Assuntos relacionados