Gengivite na infância: quais os riscos?

A gengivite é um quadro que costuma ser provocado pela falta da higiene bucal adequada. Será que ela é um perigo que também pode afetar os pequenos?

Esse é um problema bucal que pode acometer qualquer pessoa, em qualquer idade. Por isso, sempre devemos lembrar da importância de escovar os dentes corretamente e passar o fio dental antes da escovação.

Além disso, os cuidados bucais devem começar antes mesmo de nascer os dentes do bebê. Afinal, o leite materno também é um alimento e, por isso, também pode ficar acumulado na boca.

Por que as crianças podem ter gengivite?

As crianças fazem parte de um grupo de risco para o aparecimento de doenças bucais, como a gengivite e a cárie, pois, em geral, elas dependem exclusivamente de uma outra pessoa para fazer a correta higiene.

Na maioria dos casos, os pais pensam que não há necessidade de começar a limpeza antes dos dentes nascerem, e é aí que está o grande perigo. Apesar de não haver ingestão de alimentos, o leite materno não deixa de ser um, e ele pode ficar acumulado na gengiva.

Outro erro é pensar que o uso do fio dental em crianças ainda não é importante, por causa dos dentes separados. Esses hábitos devem ser iniciados ainda na infância e permanecer com a rotina para a vida toda.

Quais são os sintomas da gengivite em crianças?

A gengivite na infância pode se manifestar através de hiperemia, que é o aumento da quantidade de sangue circulante no local, sangramento, frouxidão, incômodo, edema da mucosa das gengivas e também halitose.

Assim como nos adultos, a doença deve ser tratada rapidamente para não comprometer a dentição permanente.

Então a doença pode trazer problemas no futuro?

Na verdade não, quando tratada logo no início. O que pode prejudicar é a falta de bons hábitos criados na infância:

• Passar fio dental;
  • Escovar os dentes depois das refeições;
  • Até os 6 anos ter a higiene feita por um adulto;
  • Supervisão de um responsável na escovação até os 9 anos.

Como é realizado o tratamento nas crianças?

O tratamento odontológico pode incluir uma abordagem local no consultório com o odontopediatra, mas é fundamental envolver o controle em casa, por meio da escovação e uso do fio dental.

Para saber a melhor maneira de fazer a escovação, é importante ir ao dentista para receber uma orientação adequada, visando a prevenção do reaparecimento da inflamação.

Um ótimo jeito de receber esse auxílio é através de um plano odontológico familiar, assim você tem acesso a diversos tratamentos e tem o apoio de um profissional especializado.

Mas eu não tenho muito para investir em um plano agora, o que devo fazer?

Garanto para você que incluir a mensalidade de um convênio odontológico é muito mais barato do que ir a consultórios particulares sempre que aparecer um problema dentário.

Com o plano, não apenas o seu pequeno tem um cuidado com a saúde bucal, mas também você e sua família podem ter um sorriso saudável e tratamentos acessíveis. Além disso, é possível escolher o dentista que fará o seu atendimento, para isso basta consultar a nossa rede de credenciados.

Aproveite o seu plano e deixe que nós cuidemos do sorriso da sua família, contrate um de nossos planos. Para tirar dúvidas e receber informações, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (18) 99799-4481.