Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

Gengivite na gravidez: fique atento aos sintomas

A gengivite na gravidez é mais comum do que imaginamos, devido às alterações hormonais que acontecem após o segundo mês de gestação, que tornam as gengivas mais sensíveis.

Apesar de não ser de grande risco, é importante que a higienização bucal seja frequente e feita corretamente. A procura por um dentista é fundamental para ser recomendado um tratamento adequado. Para você que está grávida ou conhece alguém nessa fase, continue a leitura para entender melhor sobre a gengivite e quais são os possíveis tratamentos. 

Quais são os principais sintomas da gengivite na gravidez? 

Normalmente, a gengiva inflamada na gravidez nem sempre é sinônimo de higiene bucal errada. Afinal, costumamos associar a gengivite com o acúmulo de sujeiras nos dentes. Os principais sintomas incluem:

  • Gengivas vermelhas e inchadas;
  • Sangramento fácil das gengivas ao mastigar ou escovar os dentes;
  • Dor intensa ou constante nos dentes;
  • Mau hálito e sensação de mau gosto na boca.

Mesmo que não haja tal associação, o problema deve ser tratado o mais rápido possível, pois se continuar se desenvolvendo, pode levar ao surgimento de complicações como risco aumentado de parto prematuro ou de baixo peso do bebê.

Como a gengivite pode surgir na gravidez? 

Esse é um momento mágico para muitas mulheres, porém é um período em que o sistema imunológico fica suscetível à proliferação de bactérias. 

Além disso, os hormônios sempre ficam à flor da pele, deixando os níveis mais altos de progesterona, o que a tornam mais suscetível à gengivite, uma forma leve de doença periodontal causada por bactérias que se acumulam na margem gengival e se transformam em placa bacteriana.

Por isso, muitas vezes ao escovar os dentes ou passar fio dental, é possível ver alguns resquícios de sangue. 

Quais complicações podem surgir em decorrência da gengivite? 

Quando a mulher grávida está com a gengiva sangrando e ela não busca o auxílio de um dentista no momento correto, a gengivite pode evoluir para uma  periodontite. Essa fase pode fazer com que os dentes fiquem moles ou até mesmo caiam. As doenças periodontais em mulheres grávidas são fatores de risco para resultados adversos da gravidez, como, por exemplo:

  • Parto prematuro;
  • Restrição do crescimento fetal;
  • Baixo peso ao nascer;
  • Pré-eclâmpsia;
  • Diabetes gestacional.

Como tratar a gengivite? 

A melhor maneira de deixar sua gengiva saudável é manter uma rotina de limpeza bucal, buscando sempre escovar os dentes, língua e gengivas, suavemente após as refeições, bem como o uso de fio dental. Essa limpeza impedirá a formação das temerosas placas bacterianas, tártaro, gengivite e cáries.

O tratamento da gengivite será determinado pelo dentista, especialista em gengiva, que examinará o local, e se possível solicitar exames complementares. Durante a gravidez, é indicado também o uso de vitaminas que fortalecem o sistema imunológico e uma dieta extremamente rica em cálcio, proteínas e fósforo.

Precisando de um plano odontológico para cuidar de você durante a gravidez? Converse com a nossa equipe pelo WhatsApp e conheça os benefícios dos nossos planos: (18) 99799-4481

Leia também
Assuntos relacionados