Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Ter um filho é criar muitos momentos marcantes. São tantos sorrisos, situações inusitadas, aprendizados e fases engraçadas, que às vezes, até nos esquecemos dos desafios. Um deles é o nascimento dos dentes dos bebês. A saúde bucal dos pequenos requer cuidados especiais a que os pais e cuidadores devem estar atentos.
Isso faz com que algumas atitudes da mãe tenham uma influência direta na boa dentição da criança. Por meio de uma dieta balanceada, o bebê consegue absorver as vitaminas necessárias para um desenvolvimento saudável.
Após o seu nascimento, a mãe ainda continua sendo sua fonte de nutrientes e base para seu crescimento.
Neste caso, a amamentação natural também auxilia na saúde bucal, já que o bebê aprende a respirar pelo nariz graças ao exercício muscular demandado pela mamada, sem contar que diversos problemas ligados à mordida também são evitados nesse processo.
Num geral, os primeiros dentes começam a aparecer por volta dos seis meses. Mas, isso não é uma regra, sendo que cada organismo reage de uma maneira diferente. Além disso, se o bebê for prematuro, o intervalo também pode se alterar.
O processo para que todos os dentes fiquem expostos pode demorar até 30 meses, por isso é importante estar atento aos sinais que a criança apresentar.
É possível notar que eles ficam um pouco mais agitados e, muitas vezes, irritados. A gengiva também apresenta sinais que dá para perceber o surgimento do primeiro dente dos bebês. Ela costuma ficar avermelhada e inchada.
Produzem mais saliva e perdem a fome. Em conjunto, é comum vê-los puxando a orelha ou até introduzindo o dedo na área. Isso acontece porque ele está tentando entender de onde vem a sensação nova e também pelo fato da dor se espalhar por toda a região.
Oferecer coisas geladas para o bebê morder são ótimas opções, você pode colocar mordedores na geladeira ou umedecer o paninho de boca. Na gengiva, os pais podem massagear levemente. Antes disso, lembre-se de higienizar os dedos para evitar qualquer complicação ou infecção.
Caso o pequeno demonstra estar muito desconfortável, procure um odontopediatra para que seja receitado alguma medicação. Cuidado, não ofereça nenhuma medicação por conta, apenas o especialista pode prescrever um remédio para aliviar a dor.
A saúde bucal não é algo que deve ser vista isoladamente, ela é parte de um conjunto da saúde em geral, isso falando de todo mundo, não apenas das crianças. Por isso, cuide dos primeiros dentes.
Mesmo que pequenos e delicados, os dentes de leite ajudam na mastigação, na pronúncia das palavras e no desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face.
Em bebês que recebem o aleitamento materno exclusivo, não é necessário realizar uma limpeza, visto que o leite protege toda a cavidade oral. Por outro lado, aqueles que recebem complemento alimentar é fundamental que tenha uma limpeza, com gaze, por exemplo.
Após o nascimento de todos os dentes, já pode iniciar uma escovação com escova adequada ao tamanho da boca da criança. Não é preciso realizar a higiene bucal após todas as refeições, o ideal é, pelo menos, duas vezes ao dia.