Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Existem diversas teorias por trás das causas do mau hálito. A questão é que realmente tem muitos motivos que podem causar o problema bucal, mas várias delas são mitos.
A halitose é um assunto tabu em qualquer momento, pode até gerar transtornos sociais e mexer com a autoestima da pessoa. Aliás, para quem acha que o odor bucal é uma coisa rara por falta de cuidado, segundo a Associação Brasileira de Halitose, 50 milhões de brasileiros enfrentam o problema.
A boa notícia é que o mau hálito não só pode como deve ser controlado e o tratamento é mais fácil do que você imagina.
Primeiro, saiba que o mau hálito não é uma doença. É apenas um sinal de que alguma coisa na sua saúde não está em ordem. Essa disfunção não precisa estar necessariamente na boca, pode estar associada com o seu organismo.
A melhor forma de combater o problema com eficiência e ficar livre dessa condição tão inconveniente, é procurar um dentista assim que perceber o sintoma.
Neste caso, o odor da boca é evidente e, constantemente, sentido pelas pessoas do entorno. Normalmente, o paciente tem conhecimento do problema, mas ainda não procurou um profissional para buscar a solução.
Aqui, o paciente acredita ter algum problema com a saúde bucal, apresenta diversas consequências, entretanto, não existem sinais evidentes do problema. Portanto, pode ser apenas uma situação vindo do subconsciente da pessoa.
Isso porque o meu hálito pode nem existir ou estar num estágio controlado. Vale a pena ir ao dentista investigar se existe algum sinal ou, até mesmo, investir em uma consulta psicológica.
Como vimos, a halitose existe, mas ela se mantém controlada. Alguns pacientes recorrem ao uso de balas e chicletes, essa é apenas uma maneira de mascarar o odor e deixar de lado um diagnóstico rápido e preciso.
Como posso acabar de vez com o mau hálito?
O passo mais importante é descobrir a causa do seu problema. Você pode começar visitando o dentista, para eliminar a possibilidade de a causa estar associada a falhas na higiene da boca ou qualquer outro problema bucal.
Se o motivo for realmente esse, o dentista irá orientar quais passos devem ser tomados para resolver a situação. Caso contrário, ele poderá indicar outros especialistas, para você descobrir se o bafo ruim é provocado por outro problema do seu organismo.
A halitose pontual pode ser decorrente apenas de uma má alimentação. É possível construir uma rotina de refeições com alimentos detergentes, que ajudam na limpeza bucal, como a maçã, cenoura e pepino. Já os alimentos muito gordurosos e com cheiros fortes, além daqueles ricos em proteínas, podem deixar o hálito ruim. Dessa forma, pode ser interessante reduzir a ingestão de cebola, alho, carne e queijo amarelo.
É isso mesmo, parece improvável, mas não é. A questão é que a xerostomia, pode provocar o mau hálito em razão da descamação que ocorre nas células da língua. A doença ocorre quando há redução na produção da saliva.
Além do mau hálito, ela pode dificultar para engolir, falar e dores de garganta. Neste mesmo sentido, mantenha uma boa hidratação para estimular a produção de saliva.
WhatsApp (18) 99799-4481 ou pelo telefone (18) 3901-7766.