Gengiva inchada e doendo: o que pode ser?

Ter uma gengiva inchada e doendo é sinal de que algo não está certo. O saudável é que ela esteja rosada e firme.

Normalmente, esse sintoma está relacionado a gengivite. Você também pensa nisso? Porém, ter a gengiva inchada não possui um só problema e, muito menos, uma única causa, existem diversos outros motivos por trás disso.

Razões para desenvolver uma gengiva inchada e doendo

A causa mais comum de gengiva inflamada é a placa bacteriana que constantemente pode se formar na parte superior, ao redor ou entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos — açúcares e amido, não são retirados da boca com uma higiene bucal adequada.

Para não ocorrer uma inflamação da gengiva, é necessário remover a placa bacteriana. Caso contrário, a inflamação pode, eventualmente, chegar ao alvéolo dentário que segura o dente ou até mesmo causar problemas mais graves, como a periodontite.

Aftas podem surgir na gengiva

Qualquer machucado ou ferida na gengiva pode provocar dor e inchaço. Com as aftas não é tão diferente disso.

A aparência da lesão — ferida branca na gengiva, é o método de identificar o machucado. Possuem um aspecto esbranquiçado e as bordas vermelhas, importante deixar claro que elas são tratáveis e não são contagiosas.

Fumo estraga a saúde em geral, principalmente a boca

Este hábito, além de fazer mal para a saúde em geral, também tem grande impacto na saúde bucal. As pessoas que fumam estão mais suscetíveis a desenvolver problemas bucais, como, por exemplo, infecções que causam inchaço na gengiva.

Por que isso acontece? O fumo afeta a circulação sanguínea e a resposta do organismo contra infecções.

Higiene bucal errado pode prejudicar

O acúmulo de placa bacteriana é reflexo de uma má higienização — neste caso entra também o fato de não utilizar o fio dental, pelo menos uma vez por dia.

É preciso começar a escovar os dentes e usar fio dental, sem força, regularmente — os dentistas recomendam que seja feita a escovação pelo menos três vezes ao dia, após as refeições. Aplicar agressividade a este hábito também pode aumentar o tamanho da região.

Tratamento de quimioterapia pode desenvolver o problema

O tratamento é eficaz em casos de câncer. Entretanto, para eliminar as células cancerígenas o medicamento precisa ser extremamente agressivo, por conta disso, um dos muitos efeitos colaterais dessa terapia é dor, inchaço e sangramento nas gengivas.

Outros sintomas que podem surgir são aftas dolorosas e feridas na região bucal. Para evitar frustrações com a higiene bucal, mantenha sua frequência no odontologista.

Conheça os métodos para prevenir a gengiva inchada

A principal regra é: mude alguns hábitos, mantenha uma regularidade no dentista e faça check-ups periodicamente. Além disso, separamos dicas que você pode seguir e prevenir a gengiva inchada:

• Escove os dentes diariamente, após as refeições. Mas, cuidado com a força para não machucar a gengiva;
  • Use escovas com cerdas arredondadas suaves e uma cabeça pequena;
  • Não esqueça do fio dental;
  • Use um antisséptico bucal para uso diário, de acordo com a indicação do dentista.

Com um plano odontológico, você cuida melhor da saúde!

Agora você deve estar se perguntando se o valor mensal vai valer a pena. E a nossa resposta é: com toda a certeza.

O plano odontológico Uniodonto te oferece acesso a diversos tratamentos. Mas, principalmente, você pode cuidar da saúde bucal e prevenir doenças antes de precisar de procedimentos para tratar os problemas.

Ir ao dentista só para procurar tratamentos é bem mais caro, do que manter um plano odontológico familiar mensal e frequentar consultas periódicas. Aqui tem o plano ideal para o seu perfil, quer saber quais? Clique no botão abaixo para conferir: