Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Ter uma gengiva inchada e doendo é sinal de que algo não está certo. O saudável é que ela esteja rosada e firme.
Normalmente, esse sintoma está relacionado a gengivite. Você também pensa nisso? Porém, ter a gengiva inchada não possui um só problema e, muito menos, uma única causa, existem diversos outros motivos por trás disso.
A causa mais comum de gengiva inflamada é a placa bacteriana que constantemente pode se formar na parte superior, ao redor ou entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos — açúcares e amido, não são retirados da boca com uma higiene bucal adequada.
Para não ocorrer uma inflamação da gengiva, é necessário remover a placa bacteriana. Caso contrário, a inflamação pode, eventualmente, chegar ao alvéolo dentário que segura o dente ou até mesmo causar problemas mais graves, como a periodontite.
Qualquer machucado ou ferida na gengiva pode provocar dor e inchaço. Com as aftas não é tão diferente disso.
A aparência da lesão — ferida branca na gengiva, é o método de identificar o machucado. Possuem um aspecto esbranquiçado e as bordas vermelhas, importante deixar claro que elas são tratáveis e não são contagiosas.
Este hábito, além de fazer mal para a saúde em geral, também tem grande impacto na saúde bucal. As pessoas que fumam estão mais suscetíveis a desenvolver problemas bucais, como, por exemplo, infecções que causam inchaço na gengiva.
Por que isso acontece? O fumo afeta a circulação sanguínea e a resposta do organismo contra infecções.
O acúmulo de placa bacteriana é reflexo de uma má higienização — neste caso entra também o fato de não utilizar o fio dental, pelo menos uma vez por dia.
É preciso começar a escovar os dentes e usar fio dental, sem força, regularmente — os dentistas recomendam que seja feita a escovação pelo menos três vezes ao dia, após as refeições. Aplicar agressividade a este hábito também pode aumentar o tamanho da região.
O tratamento é eficaz em casos de câncer. Entretanto, para eliminar as células cancerígenas o medicamento precisa ser extremamente agressivo, por conta disso, um dos muitos efeitos colaterais dessa terapia é dor, inchaço e sangramento nas gengivas.
Outros sintomas que podem surgir são aftas dolorosas e feridas na região bucal. Para evitar frustrações com a higiene bucal, mantenha sua frequência no odontologista.
A principal regra é: mude alguns hábitos, mantenha uma regularidade no dentista e faça check-ups periodicamente. Além disso, separamos dicas que você pode seguir e prevenir a gengiva inchada:
Agora você deve estar se perguntando se o valor mensal vai valer a pena. E a nossa resposta é: com toda a certeza.
O plano odontológico Uniodonto te oferece acesso a diversos tratamentos. Mas, principalmente, você pode cuidar da saúde bucal e prevenir doenças antes de precisar de procedimentos para tratar os problemas.
Ir ao dentista só para procurar tratamentos é bem mais caro, do que manter um plano odontológico familiar mensal e frequentar consultas periódicas. Aqui tem o plano ideal para o seu perfil, quer saber quais? Clique no botão abaixo para conferir: