Enxaguante bucal: é necessário usar todos os dias?

Você sabe exatamente para que serve o enxaguante bucal? Este é um produto bucal que pode ser facilmente encontrado, carrega consigo a promessa de deixar a boca mais limpa, combatendo bactérias e eliminando o mau hálito.

Mas, será que o enxaguante dental é mesmo indispensável para fazer a limpeza dos dentes? Vem que a gente te explica!

O que é um enxaguante bucal?

O enxaguante bucal é uma solução que contém substâncias químicas que complementam a higienização dos dentes, como o uso do fio dental e a limpeza da língua.

Em casos específicos, o produto também pode auxiliar em alguns tratamentos, bem como na prevenção de doenças, mas sempre exercendo o papel de coadjuvante.

Pode usar o enxaguante bucal como substituto do fio dental?

Não, nada substitui a escovação com creme dental e o uso do fio dental após as refeições. O enxaguante bucal não consegue eliminar a placa bacteriana presa nos dentes e nem na língua.

Ele possui apenas uma ação química, que não tem a chance de substituição da limpeza manual.

Pode usar o produto todos os dias?

Antes de entrar nesta questão, precisamos entender que existem diferentes tipos de enxaguantes. A variação acontece devido à composição da fórmula e da ação proporcionada.

Enxaguante bucal cosmético

Este modelo não possui nenhuma atuação para combater doenças bucais. Existem fórmulas enriquecidas com flúor, para controlar a cárie, combater a sensibilidade, controlar a proliferação de bactérias e deixar o hálito fresco.

Neste caso, o uso deve ser feito com cautela.  Cada pessoa tem uma necessidade diferente e existem formulações distintas. De toda forma, esse produto não tem um grande papel na limpeza da boca.

Enxaguante bucal terapêutico

Este tipo age como um medicamento para o equilíbrio da saúde bucal. É o caso dos produtos que tratam a gengivite e a periodontite. Há, também, fórmulas indicadas para higienização bucal pós-cirúrgica.

Sendo assim, é necessário que o uso seja feito somente após a indicação do seu dentista, apenas se houver algum problema que exija esse tipo de tratamento. Logo, o uso diário não é recomendado.

Crianças podem usar enxaguante bucal?

Sim. Aliás, existem enxaguantes bucais infantis. Porém, o produto só deve ser oferecido se os pais perceberem que a criança possui a habilidade de fazer o bochecho e saiba cuspir após o uso. Antes disso, não há necessidade e pode ser perigoso.

Cuidado com os enxaguantes bucais com álcool: eles não são recomendados para crianças menores de 12 anos. Os produtos, dependendo do princípio ativo, podem ter efeitos colaterais, se ingeridos acidentalmente em excesso, tais como enjoo, diarreia, dor de estômago e até inflamações.

Não substitua os itens indispensáveis

Não pode faltar no seu kit de higiene bucal: escovas de dente, creme e fio dental. O enxaguante bucal é um complemento, então, o ideal é consultar um dentista para entender as suas necessidades e, se for preciso, ele indicará a fórmula ideal para você.