O uso de máscara é umas das recomendações da OMS, especialmente para pessoas que apresentem sintomas de gripe. Tem sido usada também como prevenção quando, por motivo importante, os idosos ou pessoas que fazem parte do grupo de maior vulnerabilidade precisam sair de casa. Houve então grande demanda e elas ficaram escassas e com preços elevados e até abusivos no comércio em geral.
Doação de máscaras
Com o objetivo de contribuir para o controle da pandemia do covid-19 a Uniodonto doou 2 mil máscaras para pessoas com mais de 60 anos. Foi cedido um pacote com 10 máscaras por pessoa, para recebê-lo foi necessário um cadastro prévio e a retirada foi agendada de forma a evitar aglomerações. A cooperativa solicitou ainda que a retirada fosse feita por pessoa que não faça parte do grupo de risco.
Cadastro
O cadastro foi pela internet e a Uniodonto agendou a entrega que será nesta sexta feira, 27 de março, no estacionamento de sua sede, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 484, em frente a Apea, no bairro Maristela.
As máscaras são de ótima qualidade de uma indústria tradicional do segmento, são as mesmas comumente usadas em consultório odontológico pelos profissionais, foram recebidas em caixas com 50 unidades e o fracionamento em embalagens com 10 foi feito utilizando os melhores padrões de higiene e biossegurança, com correta lavagem das mãos, uso de luvas, máscara e touca por toda a equipe que realizou o processo coordenado pelos profissionais de odontologia e diretores da cooperativa Augusto Costa Júnior e Eduardo Otiai.
Entrega
O vice-presidente, Augusto Costa Júnior comenta que “a ação da entrega está sendo coordenada visando evitar aglomerações, e estamos pedindo ainda que os idosos não compareçam, que venha alguém da família para a retirada”. O profissional de odontologia comenta ainda “é importante que a máscara seja usada somente quando necessário, por quem apresenta sintomas de síndrome gripal ou quando o idoso precisar sair de casa por conta de alguma consulta médica, por exemplo.”
O presidente da organização, Eduardo Mitsuo Otiai, comenta sobre a ação: “Acreditamos que unidos por um objetivo em comum conseguiremos ser mais fortes e ter sucesso no combate ao covid-19.”