Quanto tempo leva para uma cárie virar canal?

Uma dúvida frequente dos pacientes que chegam aos consultórios dentários é: ‘’Como saber se a cárie vai virar canal?’’. Se você está sentindo dores e sensibilidade nos dentes frequentemente, pode ser que você esteja com cárie

E eis um fato que todos precisam saber: cárie não desaparece sozinha! Na verdade, acontece o contrário: com o tempo, ela só piora. O que começa como uma cavidade pequenininha, em pouco tempo, torna-se um problema tão sério que exige a realização do tratamento de canal ou é necessário, até mesmo, recorrer à remoção do dente.

Apesar dos nossos dentes apresentarem uma estrutura resistente, eles precisam ser mantidos saudáveis. As cáries são acometidas quando os restos de alguns alimentos entram em contato com as bactérias presentes em nossa boca, produzindo resíduos ácidos que acarretam nas cavidades que observamos nos dentes.

Por que as cáries podem comprometer os dentes?

O esmalte é a camada mais externa e mais dura do dente. É como se fosse uma “muralha” que protege e resguarda as camadas mais internas e sensíveis, como a dentina.

Quando o esmalte é perfurado pelos ácidos das bactérias, o caminho fica aberto para o encontro entre ácidos e as estruturas internas, menos resistentes. A corrosão acontece, então, de maneira muito mais veloz. Conforme a cárie se espalha, o paciente sente dores cada vez mais frequentes e intensas.

Se o problema não for solucionado rapidamente, a cárie pode atingir a polpa do dente, que contém nervos e vasos sanguíneos. Neste estágio, elas se tornam seríssimas, pois as bactérias podem invadir a corrente sanguínea e causar problemas pelo corpo todo.

Como é o tratamento da cárie quando virar canal?

A polpa do dente fica armazenada em um circuito de canais que, dependendo do dente, podem conter de um até quatro canais. O tratamento consiste na remoção da polpa do dente, causando o esvaziamento destes canais, limpeza e desinfecção e, por fim, a vedação com material odontológico.

Dependendo de como está a situação dos dentes que precisam do tratamento e da quantidade, o procedimento por ser finalizado em apenas uma sessão ou dividido entre duas ou mais sessões.

Quais hábitos adotar para prevenir a cárie?

Tenha uma alimentação balanceada

Alimentos repletos de carboidratos são um prato cheio para as bactérias da boca! Evite-os especialmente nos intervalos entre as grandes refeições, quando geralmente passamos horas sem escovar os dentes.

Ao consumir balas, doces e salgadinhos, higienize a boca e evite o alto consumo desses petiscos.

Corte o hábito de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas

O tabaco interfere na produção de saliva, consequentemente, quem fuma tem maiores riscos de desenvolver cáries. A ingestão de bebida alcoólica contribui para a erosão do esmalte dos dentes, facilitando a propagação das cavidades.

Faça uma boa higienização bucal

Lembre-se de escovar os dentes três vezes ao dia, após cada refeição. Faça o uso do fio dental para eliminar as sujeiras que as escovas não conseguem eliminar.

Sentiu alguma dor ou alteração nos dentes? Não hesite em procurar um dentista. Afinal, quanto mais avançada a doença estiver, maior será a sensibilidade durante o tratamento. Deixe que da sua saúde bucal nós cuidamos. Basta contratar um plano odontológico e ver a mudança acontecer! Venha conversar com a nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp.