Gengiva inchada e sangrando: é hora de procurar um dentista

Você estava escovando os dentes e notou a gengiva inchada e sangrando? Mesmo que um pouco de sangue não pareça ser algo muito sério, você não deve ignorar os sintomas e deve marcar uma consulta com o seu dentista.

Esses sinais podem ser resultado de certas doenças orais, como a gengivite, a periodontite, piorreia, ou de outras patologias da boca. Contudo, nem sempre existe uma doença associada ao surgimento de sangue na gengiva.

A lesão também pode ser causada por uma escovagem incorreta ou ao passar fio dental de forma traumática.

É normal quando a gengiva sangra espontaneamente?

Quando a gengiva está sangrando é porque existe uma agressão externa que pode ferir os tecidos moles ao redor dos dentes, principalmente na gengiva perto do dente.

Quando a gengiva sangra ‘’do nada’’, significa que algo não está bem. Esta situação deverá constituir um sinal de alerta que não pode ser negligenciado, quer seja no adulto, criança ou bebê, independentemente do índice de sangramento gengival.

Por isso, ao perceber que sua boca está apresentando esses sinais, procure imediatamente  um profissional odontológico para analisar as possíveis causas e indicar o tratamento adequado.

O sangramento na gengiva tem cura?

O primeiro passo para curar a gengiva inchada é efetuar o seu diagnóstico correto e estabelecer o respectivo tratamento o mais rápido possível.

Após isso é estabelecido um plano para tratar o sangramento da gengiva, bem como definida uma eventual mudança de hábitos de higiene oral, principalmente na escovação dentária. Deve ser travada a progressão da causa o quanto antes para evitar outras complicações.

Quais hábitos eu posso ter para evitar o sangramento da gengiva?

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano, a maior causa de sangramento gengival é o acúmulo de bactérias. Quando as bactérias não são removidas no prazo adequado, elas amadurecem até formar o tártaro, causando sangramento e podendo progredir até formas mais avançadas de doenças periodontais.

Por isso, um dos hábitos mais fundamentais que podem ser tomados no dia a dia é caprichar na higiene bucal, além de consultar o seu dentista regularmente.

Para isso, tenha um plano odontológico com acesso a diversas especialidades, não somente quando você tiver um problema, mas para manter a limpeza dental em dia.

Mas, se você mantém as consultas regulares corretamente, bem como a escovação e o uso do fio dental, pode ser que os seus acessórios bucais estejam causando sangramento na gengiva.

Em alguns casos, pode ser que não sejam as ferramentas de higiene que estejam causando o sangramento, mas sim a maneira como você os utiliza. Por isso, sempre busque o auxílio de um profissional odontológico para te ajudar na correção desses hábitos.

Contrate um convênio odontológico para que você e sua família tenham acesso a profissionais especializados e diversos procedimentos para cuidar da saúde bucal. Tem interesse para te ajudar na correção desses hábitos? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp: (18) 99799-4481.