Dente do siso doendo: o que fazer se não tem um plano odontológico

Muitas pessoas sofrem com o dente do siso doendo, principalmente na fase de sua erupção. Geralmente, esses dentes começam a surgir a partir dos 17 anos de idade e podem crescer em um ângulo inadequado, causando problemas. Existem formas de aliviar a dor em casa, mas, na maioria dos casos, só a ajuda do dentista vai acabar com o incômodo.

Os “dentes do juízo” são quatro, ao todo: dois na parte inferior e dois na parte superior. Quando eles crescem e começam a romper a pele,  ficam mais propensos a infecções e cistos. Por isso, não se deve negligenciar essa condição.

Como aliviar a dor do dente do siso?

Se você está com o dente doendo muito, algumas alternativas caseiras podem ajudar a promover um pequeno alívio até chegar a sua consulta.

Outro método caseiro para um alívio momentâneo é usar compressas mornas, que levam ao relaxamento da região.

Porém, vale destacar: essas medidas trazem um efeito passageiro. Em grande parte dos casos, só a extração desses dentes molares que crescem na adolescência ou na fase adulta resolve o problema de fato.

Se você não tem um convênio odontológico, vai precisar buscar um profissional que atende pacientes particulares – e, normalmente, isso sai bem mais caro.

Quando tenho que extrair o dente do siso?

Se há um quadro de infecção, doenças na gengiva e crescimento em ângulo inadequado na arcada, é preciso fazer a extração do dente do siso. Isso pode ser feito diretamente no consultório do dentista após exames clínicos e de radiografia.

Esse procedimento usa anestesia geral ou local e exige cuidados pós-retirada, já que ainda pode haver um pouco de dor, sangramento e inchaço na região.

Quanto antes o dente do siso doente for retirado, mais fácil o procedimento. Por isso, é recomendado um acompanhamento constante com um dentista desde a juventude. Quanto mais novo é o paciente, mais maleável está a raiz do dente.

Todo esse processo fica mais fácil se você tiver um plano odontológico que permita o atendimento rápido e periódico.

É possível uma pessoa não ter os dentes do siso?

Se você nunca sofreu com essas dores, está tudo bem! Algumas pessoas “sortudas” não desenvolvem esses terceiros molares.

Há também casos em que esses dentes crescem com alguma dor, mas, ao serem tratados corretamente, não causam mais problemas. Eles vão colaborar para a mastigação normalmente, como os outros dentes.

Planos odontológicos cobrem o tratamento para dente do siso?

Ter um plano odontológico vai evitar mais dores de cabeça nessas horas em que surgem as dores no dente do siso.

Na Uniodonto, você pode escolher um plano odontológico familiar ou um plano odontológico individual. Ambos englobam uma série de tratamentos, exames, consultas e procedimentos para o tratamento completo de sua saúde bucal.

Para saber mais, é só clicar no botão abaixo e conversar com a gente pelo nosso Whatsapp!