Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Você já sentiu dor no seu dente ao comer algo muito quente ou tomar uma bebida muito gelada? Esse é o principal sintoma de quem sofre com dentes sensíveis – um problema bem comum, mas que incomoda bastante.
Existe tratamento para evitar esse desconforto, mesmo quando ele surge de forma aguda. Mas, para isso, a análise de um dentista é fundamental.
A sensibilidade nos dentes surge quando a região mais macia deles – chamada de dentina – vai ficando exposta no sistema bucal como resultado de um desgaste do esmalte dentário. Isso acontece por vários fatores, mas, geralmente, está ligado a uma retração da gengiva, deixando essa região com maior contato com aquilo que é ingerido.
Outros fatores que levam a este problema são:
Cáries, doenças periodontais e restaurações desgastadas também podem desencadear o sintoma de sensibilidade. O uso em excesso de produtos para o clareamento dos dentes também pode interferir negativamente nesse quadro.
Um dente doendo muito exige tratamento adequado. Por isso, a primeira recomendação em tais casos é procurar um dentista para o diagnóstico correto. Ao analisar gengiva e dentes, ele vai indicar quais os pontos de desgaste que devem ser cuidados.
No mercado, existem muitos produtos que podem atuar no tratamento para dentes sensíveis – mesmo sem necessidade de prescrição. Porém, usá-los não é o primeiro passo nessas horas. Não adianta ir gastando com cremes dentais se você não tem uma análise profissional para detectar os pontos afetados.
No tratamento da sensibilidade nos dentes, o dentista pode optar por uma série de procedimentos, como a aplicação de verniz de flúor ou gel de flúor. Esse procedimento vai ajudar a impermeabilizar a dentina e evitar o desconforto.
Os cuidados continuam em casa com o uso de escovas com cerdas mais macias, escovação adequada e cremes dentais recomendados – muitos deles com propriedades dessensibilizantes. É fundamental seguir a prescrição à risca para alcançar o resultado esperado.
É importante lembrar: etapa a etapa, as recomendações podem mudar. O acompanhamento profissional é mais que necessário e, por isso, ter um plano odontológico vai te ajudar a gastar menos e garantir o atendimento completo.
Além disso, com visitas periódicas ao consultório, os sinais de desgaste podem ser detectados logo no início e, assim, o problema é prevenido.
Nos planos da Uniodonto, você possui mais de 100 dentistas cooperados para atender você, inclusive quando surgem aquelas “urgências dentárias”.
São várias modalidades, como o plano odontológico familiar e o plano odontológico individual, que incluem consultas, exames, serviços de radiologia e diagnóstico, restauração e odontopediatria. Dependendo do plano, não é preciso nem pagar co-participação.
Ter um convênio odontológico da Uniodonto também garante atendimentos de domingo a domingo. É uma forma de ter segurança: quando o dente doer muito, você terá todo o serviço de saúde que precisa.