Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Algumas pessoas evitam mostrar o sorriso por ter alguma fratura nos dentes ou sofrem de dores devido à cárie. Nesses casos, os pacientes podem procurar pelo procedimento de restauração.
Você, com certeza, já deve ter ouvido falar nessa técnica no seu plano odontológico ou até mesmo nos consultórios, mas sabe realmente o que é e como ela é realizada? A gente separou esse conteúdo especialmente para você entender os detalhes.
A restauração de dentes é um procedimento que tem como objetivo cuidar de algum dano que está presente no local. Pode ser uma cárie ou os dentes com a cor amarelada.
A técnica só pode ser indicada ao paciente após o dentista realizar uma consulta individualmente. O tratamento é viável para todas as fases da vida, tanto nos dentes de leite quanto nos permanentes, tudo irá depender do caso apresentado.
O processo consiste na remoção da estrutura afetada com a aplicação de uma resina de cor clara, preservando a função e recuperando a estética do sorriso. Além de remover as bactérias, ao realizar a técnica, o paciente pode prevenir uma deterioração dos dentes a longo prazo.
1° passo: é importante manter as idas regulares ao dentista em dia, geralmente a cada 6 meses. Por isso, o primeiro passo é passar pela consulta com o profissional.
Durante a avaliação, o dentista avaliará a boca da pessoa com um espelho para visualizar sua parte interna. Caso ele detecte algo diferente no exame, pedirá que você tenha uma documentação ortodôntica, a exemplo da radiografia.
2° passo: após a confirmação com o exame, o especialista inicia o processo de restaurar os dentes. O primeiro procedimento que deve ser realizado é a remoção da parte danificada do dente, seja por cárie ou por outro problema, com a ajuda de um equipamento.
3° passo: a retirada das bactérias da região. É hora de limpar o espaço com um ácido em gel.
4° passo: em seguida, ocorre a aplicação do material de restauro, que pode ser colocado em camadas para evitar a proliferação de microorganismos.
5° passo: por fim, o dentista faz o polimento da restauração para você voltar a sorrir sem nenhum incômodo.
Apesar de a resina ser o material de restauração mais comum, a base da aplicação também pode ser de porcelana ou ouro. Para definir a solução ideal para tratar o seu problema, considere a avaliação do profissional.
Uma fratura dentária pode ocorrer por diversos fatores, desde o descuido com uma pancada externa até uma disfunção interna no organismo, passando, inclusive, por um problema no nervo.
No caso da cárie, o especialista, ao fazer o diagnóstico, trata o problema com uma restauração que limpa o dente cariado e recompõe a sua estrutura.
Um terceiro caso envolve pessoas com restauração que, ao longo dos anos, começam a apresentar um aspecto amarelado. O dentista pode recomendar a colocação da resina, que possui uma composição muito semelhante com o material dos nossos dentes, mas não tem a mesma resistência.
Agora que você recebeu mais informações sobre a restauração. Que tal abrir um novo sorriso com o nosso Plano Ouro? Porque de sua saúde, a gente cuida!