Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
Você já deve ter tido cáseos e nem sabia o nome. Sabe aquelas bolinhas amarelas e mal cheirosas na garganta, que expelimos? Pois bem, elas são os cáseos.
Os cáseos, também conhecidos como tonsilólitos ou pedras nas amígdalas, são pequenas massas brancas ou amareladas que se formam nas amígdalas — são as estruturas localizadas na parte de trás da garganta.
Eles são compostos de detritos alimentares, células mortas da boca, muco e bactérias que se acumulam nas criptas das amígdalas.
Dentre os sintomas dos cáseos podem causar mau hálito persistente, dor de garganta, sensação de ter algo preso na garganta e até mesmo dificuldade para engolir.
Embora sejam inofensivos na maioria dos casos, podem ser incômodos e causar fortes desconfortos.
A prevenção dos cáseos pode ser feita através de algumas medidas simples.
Escove os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia e use fio dental regularmente para remover os resíduos alimentares e as bactérias que podem se acumular na boca.
Lembrando que a escovação deve durar, no mínimo, 2 minutos e, para uma boa higiene bucal, os dentistas recomendam escovar os dentes após cada refeição.
Use um enxaguante bucal antisséptico para ajudar a reduzir a quantidade de bactérias na boca, especialmente após a escovação e o uso do fio dental. Siga a recomendação que o seu dentista orientar.
É um passo fundamental para a limpeza da boca, mas muitas pessoas negligenciam essa etapa.
Para limpar com eficiência, utilize um raspador de língua para remover as bactérias e detritos que se acumulam na superfície da língua.
Beba bastante água ao longo do dia para manter a boca hidratada. A saliva ajuda a limpar a boca e a reduzir a formação de bactérias.
Alimentos condimentados, açucarados ou ácidos podem contribuir para o acúmulo de bactérias na boca. Tente limitar o consumo desses alimentos.
Caso você já tenha desenvolvido cáseos, consulte um profissional de saúde, como um médico ou um dentista, para obter um diagnóstico adequado e recomendações específicas para o seu caso.
Em alguns casos, a remoção dos cáseos pode ser necessária, e o profissional de saúde poderá orientar sobre os procedimentos adequados.
Quer saber mais sobre saúde bucal? Um plano odontológico pode ajudar nesse cuidado, principalmente com a ajuda de um profissional. Para tirar suas dúvidas, converse com a equipe Uniodonto pelo WhatsApp: (18) 98157-0505.