Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.

Ver mais OK

Cálculo sublingual: como diagnosticar, prevenir e tratar?

O termo “cálculo sublingual” ou “tártaro sublingual” não é uma condição comum na odontologia.

O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é uma acumulação endurecida de placa bacteriana nos dentes, geralmente na superfície dos dentes, mas pode acontecer, em casos menos frequentes, abaixo da linha da gengiva. Ele não costuma se formar na área sublingual, que é a parte inferior da boca, sob a língua.

No entanto, é importante mencionar que o acúmulo de tártaro pode ocorrer em qualquer parte da boca onde os dentes estejam presentes. O diagnóstico, prevenção e tratamento do tártaro são consistentes, independentemente de sua localização.

Acompanhe a leitura do artigo e conheça mais informações gerais sobre como lidar com o tártaro.

Entenda como é realizado o diagnóstico

O diagnóstico do tártaro é geralmente realizado pelo dentista durante um exame odontológico de rotina.

Os profissionais fazem o uso de instrumentos especiais, como espelhos e sondas, para verificar a presença de tártaro nas superfícies dos dentes e abaixo da linha da gengiva.

O tártaro é facilmente identificável. Isso porque trata-se de uma substância dura e áspera, geralmente de cor amarelada ou acastanhada.

Saiba mais sobre os tratamentos

Se o tártaro já estiver presente, ele deve ser removido por um dentista. O tratamento envolve uma limpeza profissional, conhecida como “raspagem e alisamento radicular”, na qual o dentista usará instrumentos especiais para remover o tártaro das superfícies dos dentes e abaixo da linha da gengiva.

Em casos graves, pode ser necessário anestesiar a área para tornar o procedimento mais confortável.

Cuide da boca e evite o cálculo sublingual

O “cálculo sublingual” ou “tártaro sublingual” pode se formar em qualquer parte da boca onde haja dentes, e as medidas de diagnóstico, prevenção e tratamento são as mesmas em toda a boca.

A prevenção é fundamental, e a remoção profissional é necessária quando o tártaro já está presente para evitar complicações odontológicas. Portanto, consulte seu dentista regularmente para manter uma boa saúde bucal.

Na Uniodonto Prudente nossos dentistas podem te ajudar a identificar e combater o tártaro, além de outros eventuais problemas bucais. Contrate nossos planos odontológicos pelo telefone (18) 3901-7766 ou Whatsapp (18) 98157-0505.

Leia também
Assuntos relacionados