Ao utilizar o site da Uniodonto, você concorda com a coleta e armazenamento de cookies para a melhoria da experiência no site e a padronização segundo as preferências do usuário, consoante a Política de Privacidade e Cookies da Uniodonto Presidente Prudente.
O tratamento ortodôntico é um procedimento muito delicado e o ortodontista é responsável pelo diagnóstico, planejamento e execução do caso do cliente e, é ele que tem a responsabilidade em indicar ou não o procedimento.
Alguns sinais estão na cara de que você precisa usar o aparelho ortodôntico, como os dentes desalinhados ou os vãos entre eles. Entretanto, existem outros indícios que mostram a necessidade.
Os aparelhos são dispositivos que estimulam a movimentação dos dentes. Eles servem para corrigir a posição dos dentes na arcada dentária, sempre que uma pessoa desenvolve má formação nas estruturas bucais ou faciais. Isso é feito visando um melhor encaixe da mordida.
Esse é o sinal mais perceptível de que você precisa fazer um tratamento ortodôntico. Neste caso, você pode observar sem a ajuda de um profissional. Espaçamentos, mordida cruzada e dentes tortos valem a ida ao ortodontista.
Normalmente, ao olhar no espelho e ver os dentes tortos pode baixar a autoestima das pessoas. O uso do aparelho pode melhorar o aspecto e melhorar o amor-próprio.
Dentes com oclusão incorreta podem demandar um esforço maior na mastigação, o que pode causar dores no pescoço ou na cabeça.
Se as dores constantes não tiverem uma causa originária, vá até o dentista, descreva a sua queixa e ele realizará uma avaliação para verificar se as dores podem ter origem nos dentes.
Tamanho desproporcional da mandíbula ou da maxila também podem indicar a necessidade de um aparelho ortodôntico. A desproporção pode ser percebida ainda na infância.
Aliás, com o tratamento iniciado nesta fase, há mais chances de evitar problemas.
A perda de algum dente permanente pode afetar os dentes vizinhos, desalinhando o seu sorriso. O ideal é substituir o dente perdido para não afetar a arcada dentária com próteses. Mas, se necessário, o ortodontista pode recomendar fazer o tratamento ortodôntico.
A respiração pela boca também pode indicar a necessidade de cuidados ortodônticos. O natural é puxar o ar pelo nariz, portanto quando alguém prefere respirar pela boca, é sinal de que algo no organismo não está certo.
O ato de respirar pela boca pode levar a pessoa a um quadro de estreitamento do palato, também chamado de céu da boca. Esse fator conjugado com a separação dos dentes superiores e inferiores, provoca problemas ortodônticos e na oclusão. A mordida fica errada, dessa forma, a mastigação também fica prejudicada.
Notou que está com algum desses sintomas? Não deixe de procurar um profissional para realizar uma avaliação adequada e receber o tratamento ideal para a situação. Você também pode contar com o plano orto da Uniodonto, o único plano que te dá garantia de sorrisos alinhados com um tratamento ortodôntico.
WhatsApp (18) 99799-4481
Telefone (18) 3901-7766.